Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 30 de maio de 2019

Faixas gigantes com mensagens a educadores e personalidades históricas foram pintadas durante uma semana pelos alunos.

Giliane Greff 

 

Um ato inusitado marcou o início dos protestos de 30 de maio contra os cortes de recursos da educação. Durante a tarde desta quarta, 29, um professor do IFRS desceu de rapel o prédio do campus Porto Alegre, no centro, para pendurar faixas gigantes. 


A instalação foi feita pelo professor Cassiano Pamplona, que faz parte dos docentes do curso tecnólogo  em gestão ambiental e também é praticante de rapel. As três faixas foram pintadas durante uma semana por alunos do IFRS.

 A primeira faixa a ser colocada, na cor verde, faz uma homenagem a lutadores da educação, como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Jose Pacheco,Tião Rocha e Alan Turing . A segunda, na cor vermelha mostra a caricatura de lutadores sociais, como Chico Mendes, Mariele Franco, irmã Dorothy Stang,a ativista paquistanesa  Malala e, por último, uma homenagem à aluna Juliana Estradioto, egressa do IFRS campus Osório, que conquistou recentemente um prêmio internacional com projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto.

Uma faixa branca, pendurada entre as outras duas, faz menção à democracia, com a figura de Sócrates , diversos títulos de livros históricos e dois mártires na luta contra a intolerância: Giordano  Bruno e Hipatia de Alexandria. A marca das mãos dos alunos do IF também ficou registrada na faixa.  A atividade deu início às manifestações em favor da educação marcadas para essa quinta  em todo país. 
 

Rapel no IFRS

Rapel no IFRS

Matérias relacionadas sobre: Educação