Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 13 de março de 2019

Liberação de verbas para o PPCI e ajustes na instalação do prédio permitiram a retomada do ano letivo.

A direção do Campus Porto Alegre do IFRS publicou portaria comunicando o início das aulas e atividades letivas para a próxima segunda-feira, 18 de março de  2019.  Com isso, o Calendário Acadêmico deverá ser reformulado, já que 15 dias de aulas foram perdidos. Segundo o Diretor do Campus, Marcelo Schmitt, o Conselho do Campus (Concamp) deve aprovar de que forma será a reposição das aulas. A Portaria nº 058/2019 oficializando o início do semestre 2019/1, que havia sido adiado conforme a Portaria 35/2019, foi publicada nesta terça-feira, dia 12 de março.

Desde o mês passado, as instalações do campus passaram por ajustes na rede elétrica, melhorias na sinalização de emergência, bem como por vistoria dos bombeiros. Além disso, foi confirmada destinação de verba extra orçamentária por parte do Ministério da Educação para o campus acelerar a implementação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), aprovado desde 2017.

Marcelo Schmitt destaca o esforço da reitoria do Instituto Federal para a reestabelecer as condições de segurança necessárias no prédio e a retomada das atividades. Segundo ele, a liberação do valor para a implantação do PPCI no campus deve ocorrer ao longo do ano, conforme o andamento do projeto for ocorrendo.

O vice-presidente da ADUFRGS, Lucio Vieira que é professor no campus Porto Alegre considera uma importante decisão, mas faz um alerta: “não podemos ficar resolvendo os problemas das instituições de ensino nas emergências, é necessário que os recursos para a educação sejam garantidos constitucionalmente.” Ele também afirma que a luta contra os cortes das verbas para a educação impostos pela EC 95 será contínua. “O que assistimos no campus Porto Alegre foi o empenho da direção, da reitoria, dos professores e técnicos e a compreensão dos alunos de forma coletiva para construir as condições de retomada das atividades. Parabéns a toda comunidade.”

Confira a íntegra da Portaria nº 058, de 12 de março de 2019

 

 

Matérias relacionadas sobre: Educação