Notícia

Ampliar fonte

Domingo, 01 de dezembro de 2019

Encontros da IEAL serão realizados de 2 a 5 de dezembro em Curitiba

Na próxima semana, a ADUFRGS-Sindical estará em Curitiba para representar os docentes gaúchos em dois eventos da Internacional da Educação da América Latina (IEAL). Na segunda e terça-feira, 2 e 3 de dezembro, a diretora de Comunicação da ADUFRGS, Sônia Mara Ogiba, a vice-presidente do Conselho de Representantes (CR), Ana Boff Godoy, e a 1ª secretária do CR, Graciela Maria ReynaQuijan,representam o sindicato no Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras de Educação da IEAL.

O encontro encerra os trabalhos realizados durante o ano nos encontros sub-regionais de Santo Domingo, Bogotá e Assunção, com a participação das Secretarias de Gênero e Igualdade das organizações afiliadas à IEAL nos debates de gênero e direitos das mulheres.

V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano
De 3 a 5 de dezembro, a IEAL realiza V Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, uma estratégia da IEAL para propor políticas públicas educacionais a partir da perspectiva dos sindicatos. Os diretores da ADUFRGS, Eduardo Rolim (Tesoureiro) e Sônia Mara Ogiba (Comunicação) acompanham os debates.

O encontro se inspira no legado do pedagogo brasileiro Paulo Freire. “Luto por uma educação que nos ensine a pensar, e não por uma educação que nos ensine a obedecer” é o lema selecionado para o evento, motivador da luta das organizações sindicais do setor da educação da América Latina. O encontro faz parte da preparação para a comemoração do centenário do nascimento de Paulo Freire em 2021.

“A ADUFRGS está inserida nesses debates, tanto sobre as questões do trabalho docente no continente, por meio do Grupo de Trabalho Educação do PROIFES, como sobre gênero e direitos das mulheres no GT Direitos Humanos”, apontou a diretora de Comunicação, Sônia Mara Ogiba. O sindicato integra a delegação do PROIFES-Federação de 47 docentes de todo o país.
Sônia também lembrou que o legado de Paulo Freire, “tão reconhecido no mundo inteiro, como modelo de educação libertadora, e de uma educação como prática da liberdade, pauta as ações da ADUFRGS nessa nova gestão. “Como sindicato, queremos garantir que nossos docentes estejam tranqüilos, com respaldo jurídico, para lecionar com liberdade e autonomia, oportunizando condições para que se mantenham com saúde emocional, sendo essa fundamental para a realização do trabalho docente”. 

Matérias relacionadas sobre: Educação