Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 08 de outubro de 2021

Tema do evento é “A Reconstrução do País: Educação, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão”

No dia 14 de outubro, às 17h, a ADUFRGS-Sindical, como integrante da Coordenação Colegiada da Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE-RS) promove Conferência Livre em formato virtual como parte da programação preparatória à Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) de 2022. A Conferência Livre traz como tema “Reconstrução do País – Educação, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão”. Na ocasião, será lançado o Fórum Estadual Popular de Educação do Rio Grande do Sul (FEPE-RS), conforme princípios e finalidades estabelecidas pelo FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação). O FEPE RS reunirá representantes de entidades, instituições, movimentos sociais e estudantis, entre outras. A transmissão da Conferência Livre conta com a parceria do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul (SINTERGS) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A transmissão será feita pelo canal da CONEPE-RS no YouTube - www.youtube.com/CONEPERS2021

O evento será aberto pela coordenação colegiada do FEPE-RS, seguido de saudação feita pela vereadora Daiana Santos – Bancada Antirracista da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e por representantes estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

A diretora de comunicação da ADUFRGS-Sindical, professora Sônia Mara Ogiba, é membro da comissão executiva nacional do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), pelo PROIFES-Federação, e integra a coordenação colegiada do Rio Grande do Sul-CONAPE Estadual, junto a outras entidades.

A Mesa 1 irá abordar os “Compromissos políticos e educativos com a reconstrução da democracia no país: Justiça e Inclusão Social”, tendo como debatedoras a deputada federal Fernanda Melchionna e as deputadas estaduais Juliana Brizola e Sofia Cavedon, do Rio Grande do Sul, e Olívia Santana, da Bahia.

A segunda mesa terá como tema “Resgate da memória das CONAEs e da 1ª CONAPE”, com o professor José Clovis de Azevedo, ex-secretário de Educação do Rio Grande do Sul, e as professoras Rosa Mosna, participante da Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2014, Lucia Camini, da CONAE/CONAPE, e Jaqueline Moll, representando a CONAPE.

A Mesa 3 vai tratar dos “Desafios para reconstrução do país: Que Educação temos e qual queremos?”, com as professoras Marcia Carvalho, presidenta do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS), Fabiane Pavani, presidenta do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre (CME/POA), e Olgamir Amancia, do FNPE/Universidade de Brasília (UnB).

Confira também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022 

Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire 

Canal CONEPE-RS 2021

https://www.youtube.com/CONEPERS2021 

 

Programação-correção-deputadas

Selo-CONEPE-e-CONAPE-250x250

Matérias relacionadas sobre: CONAPE 2022