Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 20 de julho de 2021

Entidades se reunirão virtualmente nesta sexta, 23, às 18h

paulo-freire

Nesta sexta-feira, 23, às 18h, a ADUFRGS-Sindical participa de mais uma reunião de mobilização no estado para a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) de 2022. O sindicato é representado pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de comunicação, que faz parte da coordenação colegiada que organiza a etapa do Rio Grande do Sul (CONEPE-RS), com demais entidades, instituições e movimentos sociais. 

Confira a nominata das entidades e instituições que compõem a Coordenação Colegiada da CONEPE no Estado.

Está prevista a apresentação na reunião de uma proposta para a constituição do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE/RS), conforme orientações para os estados e municípios feitas pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE)

O FEPE/RS vai reunir diversas entidades, instituições, movimentos sociais e estudantis, entre outras, pautando-se por princípios da democracia representativa e participativa.

CONEPE-RS 2021

As etapas preparatórias para a Conferência Nacional, como Conferências municipais, regionais, livres, estaduais e distrital, estão em andamento em todo o país. No Rio Grande do Sul, a Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE) 2021 será lançada dia 27 de agosto, às 10h, na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS. As atividades de pré-lançamento foram programadas para ocorrer a partir de 15 de julho. Leia aqui.  

CONAPE 2022

A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) acontece entre 10 e 12 de junho de 2022 em Natal, no Rio Grande do Norte.

O tema da Conferência é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

A Conferência de 2022 homenageia, ainda, o educador pernambucano Paulo Freire, em seu centenário (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Acesse aqui o caderno virtual preparado pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) com orientações sobre a conferência.

Confira também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022

Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire

Canal CONEPE-RS 2021

https://www.youtube.com/channel/UCObDH25qM43aQ8RfgvMal3g

 

Matérias relacionadas sobre: CONAPE 2022