Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 29 de junho de 2021

Um total de 46 entidades do RS participaram da reunião em 18 de junho

paulo-freire

Na sexta-feira, 18, a ADUFRGS-Sindical participou de reunião de mobilização no estado para a Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2022. O sindicato é representado pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de comunicação, na coordenação colegiada que organizará a etapa do Rio Grande do Sul – CONEPE-RS, com demais entidades, instituições e movimentos sociais. Esteve em pauta na reunião a constituição do Fórum Estadual Popular de Educação do RS (FEPE/RS), conforme regramento estabelecido pelo regimento interno do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).  

A professora Sônia Ogiba, que faz parte da coordenação executiva do FNPE, e membro da comissão de mobilização e comunicação da CONAPE 2022, abriu a reunião saudando a participação das 46 entidades presentes no encontro. “Estamos nos organizando no Estado para o lançamento da Conferência Estadual com todas as forças populares organizadas e atuantes na defesa da educação pública desde a primeira CONAPE, em 2018. Temos já prevista a realização de Audiência Pública promovida pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa, para o mês de agosto, mas antes teremos atividades de pré-lançamento com conferências livres e temáticas, ainda no mês de julho. A coordenação colegiada deseja atuar junto às forças populares como mobilizadora de entidades, instituições, representações estudantis e movimentos sociais já organizados no estado”, reafirmou a professora.

A diretora do departamento de Educação do CPERS, professora Rosane Zan, que participou da primeira CONAPE, em 2018, lembrou que há vários temas importantes para 2022. “Neste ano em que se comemora o centenário de Paulo Freire, precisamos nos organizar com conferências livres, em várias frentes. Nesse momento de organização e mobilização, esse espaço de diálogo é fundamental”, destacou Rosane.

Também estiveram presentes à reunião as professoras e professores integrantes da coordenação colegiada Fabiane Pavani, representante da União Brasileira de Mulheres – UBM; Silvana Conti, representante da CTB-RS/Educação; Aline Cunha, representante da FACED/UFRGS; Guilherme Reichwald, representante do Fórum EJA-RS; Fabiola Loguercio, representante da UJS; Vitalina Gonçalves, representante da CUT-RS/Educação; Henri Fuchs, representante da ANFOPE-RS; Nícolas Alcântara Rocha,  representante do Comitê Popular de Enfrentamento a crise educacional no RS.

Fórum Estadual Popular de Educação – FEPE/RS

A professora Sônia destacou, ainda, que “na próxima reunião da coordenação colegiada com o grupo mobilizador da CONAPE 2022 no RS, será apresentada uma proposta de regimento para a constituição do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE), elaborada a partir das sugestões a serem enviadas pelas entidades participantes da mobilização no estado”.

CONAPE 2022

Em 2018 a Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE, abre no país um momento singular das lutas e movimentos populares pela educação com gestão pública, gratuita, laica, democrática, inclusiva, libertadora, antirracista, feminista e de qualidade social para todos e todas. 

Em 2022 o eixo de lutas será, além de fortalecer esses princípios, a defesa do estado democrático de direito, a democracia e o PNE-Plano Nacional de Educação, lei vigente até 2024, conforme previsto no Documento base para a Conferência, a ser debatido e aprofundado em todas as etapas (territoriais, municipais, distritais, regionais, estaduais e nacional). Veja aqui.

Lançada em abril deste ano em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, a CONAPE 2022 vai ocorrer entre 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte, com o tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

A etapa nacional homenageia o educador pernambucano Paulo Freire, patrono da Educação, em seu centenário (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

folder-conape

Clique aqui para ampliar o folder.

 

Matérias relacionadas sobre: CONAPE 2022