Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 26 de maio de 2021

A espiritualidade faz bem à saúde, afirmou o professor Moacir Lima

Na tarde de quarta-feira, 19, o Encontro com aposentados apresentou o tema “Valores da Espiritualidade e seu renascimento em tempos de pandemia”. A live transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook foi uma iniciativa do Grupo de Atividades Ciência, Espiritualidade e Práticas Sociais, que faz parte do Núcleo de Multiatividades dos professores/as aposentados/as da ADUFRGS-Sindical. O evento virtual contou com a participação do professor Moacir Araújo de Lima, como palestrante, e da professora aposentada Dinorá Fraga, como mediadora do debate.

O vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, Darci Campani, abriu a live destacando a importância do Encontro com aposentados promovido pelo Núcleo de Multiatividades, que sempre aborda temas atuais e relevantes.

Para a professora Dinorá Fraga, “o tema da espiritualidade deixou de ser visto apenas como um assunto religioso e, atualmente, está inserido em atividades de pesquisa, ensino e extensão de universidades brasileiras e estrangeiras. Ela citou obras publicadas pelo professor e escritor Moacir Lima, entre elas, A Era do Espírito, A Nova Física e o Espírito, Quântica Espiritualidade e Sucesso, Parapsicologia: da Bruxaria a Ciência.

Espiritualidade e religiosidade são diferentes

Para o professor Moacir, cultivar pequenos momentos de alegria é o caminho para a felicidade.

Para o professor Moacir Lima, cultivar pequenos momentos de alegria é o caminho para a felicidade.

Ao iniciar sua explanação, o professor Moacir Lima elucidou que a espiritualidade não significa religiosidade, mas uma conquista interna relacionada com a inteligência espiritual e emocional das pessoas. Segundo ele, a religião é um elemento externo que surge a partir de nossas crenças.

O palestrante falou sobre o inimigo invisível que é a pandemia de Covid-19, que tem destruído a humanidade silenciosamente. “O que vivemos hoje é diferente da ameaça de uma 3ª Guerra Mundial, na qual o vencedor é quem tem mais tecnologia e armamento bélico. Enfrentamos um inimigo invisível que está agredindo a população de modo geral em todo o mundo. Vivenciamos na atualidade a 4ª Guerra Mundial”, referiu.

Moacir Lima considera que a crise sanitária foi extremamente prejudicial para a sociedade global, mas uniu as pessoas pela Internet. “A tecnologia permite que estejamos em mais de um lugar ao mesmo tempo com a transmissão de nossas ideias por imagem e som”, comentou. “Precisamos usar a Internet de forma inteligente, produzindo conhecimento, sem deixar-se abater pelas fakes news e notícias negativas.”

O escritor citou ainda a Lei da Interconectividade, que diz respeito à matéria e energia. “Estamos todos interconectados. Nesta situação de crise sanitária, o problema do vizinho também é nosso”, afirmou. “Na guerra que vivemos hoje, a vitória será o investimento em pesquisa, ciência, educação, cultura e produção de conhecimento feita pelas universidades.”

 

A utilização de faculdades espirituais contribui para a evolução da humanidade

As faculdades espirituais de amor, fraternidade e empatia serão fundamentais para a vitória da humanidade, conforme destaca Moacir Lima. “O desenvolvimento de nossas capacidades espirituais vai contribuir com a nossa evolução nesta pandemia. Precisamos nos libertar do umbigocentrismo. Quando somos egoístas e não pensamos nos outros, fazendo aglomerações sem pensar na contaminação, esquecemos a Lei da Interconectividade”, ressaltou.

Durante a live, o palestrante reforçou que a espiritualidade faz bem à saúde e que os pensamentos positivos e o autocontrole emocional auxiliam na conquista da felicidade. “Segundo dados estatísticos, pessoas que utilizam a espiritualidade no sentido religioso e exercem a bondade têm mais condições de recuperar sua saúde. A meditação oriental, por exemplo, é ótima para o bom funcionamento de nosso organismo”, salientou.

Ao final de sua fala, Moacir Lima avaliou que a mudança de comportamento do mundo pós-pandêmico depende de uma decisão coletiva. “Precisamos tirar desta crise uma boa lição, enaltecendo os valores da espiritualidade com empatia, solidariedade, fraternidade, cultivando as pequenas alegrias”, refletiu. “Seremos vitoriosos se unirmos conhecimento com amizade, tecnologia com caridade e ciência com espiritualidade para nos tornarmos seres completos e felizes.”

O Professor Moacir Lima é licenciado e bacharel em Física, pela PUC/RS; bacharel em Direito PUC/RS e mestre em Linguística Aplicada na Área de Lógica da Linguagem Natural pela PUC/RS. Também atua como escritor e palestrante internacional.

A professora Dinorá Fraga é professora aposentada, da Faculdade de Educação da UFRGS, doutora em Letras pela USP e, atualmente, coordena o Grupo de Atividades Ciência, Espiritualidade e Práticas Sociais, do Núcleo de Multiatividades dos Professores Aposentados da ADUFRGS, coordenado pelo professor Otto Koller.

A diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba, também acompanhou a Live.

O Encontro teve boa interação do público nos canais do YouTube e Facebook da ADUFRGS.

Confira alguns comentários:

Alice Maciel

Tudo que construímos com positividade sempre resultou em ótimas consequências. Mesmo quando obstáculos se apresentam. Na verdade, o que se faz de bom sempre dá frutos mais cedo ou mais tarde.

Otto Carlos Koller

Meus parabéns ao Prof. Moacir pela propriedade com que aborda o tema da espiritualidade.

 Vanderlei Carraro

Grupo Multiatividades está de parabéns

Ingrid Barros

Muito bom ouví-lo. Resgatando sabedoria oriental com suporte da ciência contemporânea.

Sônia Mara Ogiba

Excelente professor Moacir, brilhante sua análise!

Assista esta Live em nossos canais: YouTubeFacebook

Matérias relacionadas sobre: Live Aposentados