Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Atividade foi transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook do Sindicato

Na quinta-feira, 9, a ADUFRGS-Sindical e o Núcleo de Multiatividades promoveram mais um Encontro com aposentados, transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook do Sindicato. Nesta edição, o tema foi “Hortas caseiras”. A palestra foi realizada pela professora da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Tatiana da Silva Duarte e a mediação conduzida pela professora aposentada do Instituto de Física da UFRGS, Alice Maciel. 

Na abertura, o coordenador do Núcleo de Multiatividades, professor aposentado Otto Koller saudou as professoras Tatiana e Alice, e lembrou que as lives são quinzenais, com temas sugeridos pelos professores do núcleo, criado em 2016. “O objetivo é congregar professores aposentados em atividades de lazer, científicas, culturais, artísticas, e esportivas. Antes da pandemia, haviam encontros presenciais, na ADUFRGS, mas por hora permanecemos de forma virtual”, explicou.

A professora Alice, apresentando a palestrante Tatiana, afirmou ser um prazer trazer o assunto das hortas para as lives. “Além de ser um tipo de lazer, é fonte de bons alimentos, e trazemos uma expert na área”, disse a professora.

A palestrante Tatiana Duarte começou falando sobre as diversas possibilidades de hortas, em especial no que chamou de espaço “intra-urbano”. “Temos condomínios onde muitas vezes compartilhamos espaços, e nada impede que tenhamos uma horta compartilhada. Mas hoje vamos falar sobre a horta doméstica, caseira”, introduziu a professora.

Conforme Tatiana, é possível aproveitar diversos espaços para implantar hortas domésticas. “Podem ser usadas paredes, cercas, sistemas verticais ou pátios verdes. Tudo isso contribui para menos poluição nas cidades”, refletiu. A professora também lembrou a possibilidade de sistema hidropônico nas hortas caseiras. Sobre cuidados, recomendou separar as plantas entre si. “Algumas convivem melhor juntas, outras sozinhas, conforme o tipo, a necessidade hídrica e solar”, alertou, apresentando fotos das diversas possibilidades de hortas.

Após a palestra, a mediadora retomou a questão solar. “Eu mesma cultivo em casa, tomates, e aprendi na live anterior da ADUFRGS algumas dicas sobre a luz solar”. Encaminhou perguntas do chat sobre substratos, compostos orgânicos e outras dúvidas. 

A professora Tatiana também falou sobre a possibilidade de trabalhar a questão ambiental nas escolas. “Fazer uma horta é trabalhar com ciclo de vida”, exemplificou. 

A mediadora encerrou o debate lembrando que o assunto rende e deve retornar para mais aprofundamento. “Vou propor retomarmos em algumas semanas, há muito a ser falado sobre esse tema ainda”, concluiu a professora Alice.

Em sua fala de encerramento, o professor Otto agradeceu à ADUFRGS-Sindical, em especial ao vice-presidente Darci Campani e à diretora de Comunicação Sônia Mara Ogiba, e informou que a próxima live será no dia 23 de setembro, e irá abordar “aspectos jurídicos das relações familiares”.

Saiba mais sobre a palestrante e sobre a mediadora

Tatiana da Silva Duarte é professora da Faculdade de Agronomia da UFRGS, vinculada ao Departamento de Horticultura e Silvicultura. Atua nos cursos de graduação em Agronomia e Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia. Coordena o Programa de Extensão Universitária intitulado Horticultura Urbana: promoção socioeconômica e de segurança alimentar.

Alice Maciel é professora aposentada do Instituto de Física da UFRGS.

Assista a live no YouTube e Facebook.

Veja os comentários no chat do YouTube durante a live:

 Marilene Schmarczek Boa tarde a todas/os

Elisabeth Bohn - ​Alice, um abraço, muito importante essa live. Prof,Tatiana excelente explanação, obrigado pelas informações

Ana Lena Fidantsef - ​Estou aqui também!!! Dos Estados Unidos!!!

Rogerio e Silvia Livi - ​Alice, que prazer te ver e ouvir! Em casa temos permacultura de alfaces rústicas e radites.

Ana Lena Fidantsef - ​Podes comentar sobre o uso de solo e uso de substrato orgânico?

Magali Peruffo - ​Parabéns pela apresentação. Alguma dica para controle de formigas cortadeiras?

 

paulo-freire

 

Matérias relacionadas sobre: Live Aposentados