Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 28 de abril de 2021

O evento é transmitido ao vivo no Facebook e YouTube da ADUFRGS-Sindical.

Nesta quinta-feira, 29, às 19h, acontece o segundo dia do Seminário Regional "Em Defesa da Democracia e Autonomia Universitária", promovido pela ADUFRGS-Sindical e a Frente Nacional de Luta pela Autonomia e a Democracia nas IFEs. O seminário é transmitido ao vivo no Facebook e YouTube da ADUFRGS e o tema desta noite será “Desafios políticos da autonomia universitária: uma lei orgânica para as IFEs”, com a participação de deputados federais e do ex-ministro da Educação e da Justiça Tarso Genro.

Os debatedores da segunda mesa do seminário são os deputados federais Pedro Uczai (PT), Gastão Vieira (PROS), Dorinha Rezende (DEM), Maria do Rosário (PT), da Comissão de Educação da Câmara, e o ex-ministro da Educação e da Justiça, Tarso Genro. A coordenação fica a cargo dos professores Rui Oppermann (UFRGS) e Paulo Ferreira (UFPEL), reitores não nomeados pelo atual governo, após a eleição em suas comunidades acadêmicas.

Para a diretora de comunicação da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba, que representa a diretoria do sindicato na comissão organizadora do Seminário, as próximas mesas do evento compõem o tripé sob o qual o Seminário foi concebido. "A Mesa 1 abordou e refletiu no primeiro dia o aspecto jurídico, trazendo elementos de natureza constitucional e históricos importantes para a contextualização do tema e com o destaque para o cenário político atual. As Mesas 2 e 3 sinalizam para duas outras dimensões da autonomia: o aspecto político com a urgência de uma lei orgânica para as IFEs e, por fim, a relevância da presença das comunidades das IFEs, e das suas entidades representacionais, na luta pela autonomia", completou.

"As comunidades das nossas IFEs sabem da urgência e da importância da luta pela democracia e autonomia das instituições universitárias, que perante a sociedade, têm a responsabilidade príncipe de preservarem-nas como um patrimônio do Estado", refletiu Sônia.

"A ADUFRGS tem estado na luta pela defesa da autonomia nas universidades e institutos federais e vem promovendo junto à base de associados a abertura de espaços como esse do Seminário da Região Sul, em parceria com a Frente Nacional de luta pela autonomia e a democracia nas IFEs", complementa a diretora Sônia Ogiba.

O evento segue no dia 5 de maio com o debate “A importância das comunidades das IFEs na luta pela autonomia”, com a participação da ADUFRGS-Sindical, DCE UFPEL, APUFSC, SINASEFE/SC, SINDTAE (Fronteira Sul), UEE/UNE, Frente Nacional de luta pela Autonomia e a Democracia nas IFEs (Felipe dos Santos, CEB/IFSC; Emanuel Flores – RECCE/IFSC).

A transmissão do evento, que segue no dia 29 de abril e 05 de maio, acontece no Facebook e YouTube da ADUFRGS-Sindical.

 

Confira a programação completa do evento aqui.

 

Matérias relacionadas sobre: Autonomia Universitária