Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 21 de julho de 2021

A transmissão será feita pelo canal da CONEPE 2021 no YouTube

BANNER-CONAPE-YOUTUBE-PAULO-FREIRE

Na próxima segunda-feira, 26 de julho, às 18h, terá início o calendário de pré-lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022 no Rio Grande do Sul. A abertura do evento será feita pela professora Fátima Silva, secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), vice-presidenta da Internacional da Educação da América Latina (IEAL) e membro da Coordenação Executiva da CONAPE 2022.

Fátima também coordena as atividades alusivas ao Centenário de Paulo Freire no Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). A transmissão será feita pelo canal da CONEPE 2021 no YouTube.

No dia 26 será abordado o Eixo temático III: “Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão”. Estarão coordenando o debate as professoras Ângela Marinho, Cleia Tonin, ambas do Instituto Federal de Educação Farroupilha (IFFar) e o professor Guilherme Reichwald Jr., do Fórum EJA, membros da coordenação colegiada da CONAPE RS.  

lançamentoCONAPE2022RS-completo

CONEPE-RS 2021

As etapas preparatórias para a Conferência Nacional, como Conferências municipais, regionais, livres, estaduais e distrital, estão em andamento em todo o país. 

No Rio Grande do Sul, a Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE) 2021 será lançada dia 27 de agosto, às 10h, pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS.   

RESERVE-A-DATA-LANÇAMENTO-CONEPE-2021-E-PRE-LANÇAMENTO-(FINAL)

CONAPE 2022

A Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) acontece entre 10 e 12 de junho de 2022 em Natal, no Rio Grande do Norte.

O tema da Conferência é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

A Conferência de 2022 homenageia, ainda, o educador pernambucano Paulo Freire, em seu centenário (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”. Acesse aqui o caderno virtual da CONAPE 2022.

Canal CONEPE-RS 2021 no YouTube

O Canal CONEPE RS 2021 foi criado para divulgar a programação das atividades da Conferência Estadual Popular de Educação do RS, reunindo vídeos e entrevistas, bem como a cobertura nos diferentes municípios das conferências livres e temáticas, além de servir como espaço de memória da etapa estadual da CONAPE 2022 após a sua realização. O canal permanecerá ativo para consulta.

Confira também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022 

Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire 

Canal CONEPE-RS 2021

https://tinyurl.com/CONEPE-RS-2021-YOUTUBE 

 

Matérias relacionadas sobre: CONAPE 2022