Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 03 de agosto de 2021

A quarta atividade de pré-lançamento da CONAPE 2022 no estado será aberta por Fátima Silva, secretária-geral CNTE/FNPE e vice-presidenta da Internacional da Educação-IEAL e com representação dos povos indígenas

Card_Pre_Lançamento_Eixo_VI_06

Acontece quarta-feira, 4 de agosto, às 18h, mais uma atividade do calendário de pré-lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022 no Rio Grande do Sul. O Eixo VI - “Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE” terá abertura com a professora Fátima Silva, secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), vice-presidenta da Internacional da Educação da América Latina (IEAL) e membro da Coordenação Executiva da CONAPE 2022. Fátima também coordena as atividades alusivas ao Centenário de Paulo Freire no Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). O evento será transmitido pelo canal da CONEPE 2021 no YouTube.

O evento contará com a representação dos povos indígenas e dos professores/as Olgamir Amancia Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB) e atuante na União Brasileira de Mulheres (UBM), Benedito Tadeu Cesar, do Comitê Em Defesa da Democracia e Estado Democrático de Direito, cientista social e professor aposentado da UFRGS e Sueli Krenge Candido, professora Kaingang e Laercio Gomes Mariano, professor Guarani.  

A mediação será feita pelos membros da Coordenação Colegiada CONAPE-RS professor Alex Saratt, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e professora Sônia Mara Ogiba, diretora da ADUFRGS-Sindical.

Acesse aqui o link direto para assistir ao vivo.

Saiba mais sobre a programação de pré-lançamento

Na segunda-feira, 2, ocorreu o segundo dia de debates abordando o Eixo IV - “Valorização dos/as Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde”. Confira aqui os detalhes da discussão deste Eixo temático (assista aqui).

A terça-feira, 3, também às 18 horas, o debate “PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação”. Veja aqui as informações sobre este Eixo.

As atividades de pré-lançamento tiveram a sua abertura no dia 26 de julho pelo Eixo temático III: “Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão” (assista aqui).

Leia mais sobre as atividades de pré-lançamento da CONAPE 2022 aqui.

Confira também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022 

Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire 

Canal CONEPE-RS 2021

https://tinyurl.com/CONEPE-RS-2021-YOUTUBE 

 

Matérias relacionadas sobre: CONAPE 2022