Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 09 de setembro de 2021

ADUFRGS-Sindical também mantém programação comemorativa

No dia 19 de setembro, às 14h, quando o educador pernambucano Paulo Freire completaria 100 anos, será realizada uma comemoração virtual, que inclui a apresentação do cantor pernambucano Alceu Valença. A live será composta de ato político, pedagógico e cultural. Entre as instituições promotoras do evento estão a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), a Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), o CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e as entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação). A programação segue no dia 20, com uma Plenária Mundial Popular de Educação. Veja o programa completo aqui com os canais de transmissão ao vivo. A ADUFRGS-Sindical apoia a iniciativa e mantém programação comemorativa.

Programação CNTE Centenário Paulo Freire

As atividades do dia 19 de setembro são extensas e incluem a participação do cantor e compositor Silvério Pessoa, com o Cavouco Trio (Paula Bujes, Pedro Huff e Antônio Barreto – UFPE), o Bloco Flor da Lira de Olinda, a Quadrilha Junina Origem Nordestina, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio.

Além da programação cultural acontece o “Ato Político, Cultural e Pedagógico Paulo Freire”, com lideranças educacionais e sindicais do Brasil e do mundo. Será transmitida a inauguração da escultura de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina, e serão exibidos vídeos gravados com depoimentos como o da professora Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire, e outras participações de escritores e políticos (veja aqui os participantes confirmados).

No dia 20, acontece a Plenária Mundial Popular de Educação, dedicada a ouvir vozes do Continente Americano, Europa e África que estudam e praticam o pensamento freireano. Em formato de live, haverá Aula Magna do semestre letivo da UFPE, proferida pelo reitor Alfredo Gomes e pelo vice-reitor Moacyr Araújo.

Toda a programação (acesse aqui) será online nos canais do Youtube da CNTE www.youtube.com/CNTEBrasil, da IEAL www.youtube.com/InterEducacion e da UFPE www.youtube.com/UFPEoficial

Em seguida, entidades do movimento sindical e social apresentam bloco audiovisual com contribuições de Paulo Freire para o movimento sindical da educação e pedagógico latinoamericano.

Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical 

A ADUFRGS-Sindical realiza, desde junho, webinários comemorativos ao Centenário Paulo Freire, promovidos por meio do GT Educação da ADUFRGS-Sindical, coordenado pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação do sindicato. 

O próximo Webinário do Sindicato, sob o tema dos Direitos Humanos, Democracia e o legado de Paulo Freire, será no dia 28 de setembro, às 18 horas. Reserve a data!!

A programação da ADUFRGS pode ser conferida no site www.adufrgs.org.br e os vídeos no Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical no YouTube - https://tinyurl.com/centenariopaulofreirenaadufrgs.  

paulo-freire

Matérias relacionadas sobre: Centenário Paulo Freire