Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 25 de junho de 2021

Evento virtual será transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook do sindicato

No dia 22 de junho, às 18h, acontece a primeira edição dos Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire (1921-2021). Este primeiro Webinário traz como tema “Do Medo à Ousadia: Diálogo enquanto estratégia de luta e resistência em tempo de pandemia”.  O evento virtual transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook do sindicato terá como palestrantes a professora da Universidade Federal de Santa Maria, Grupo Dialogus, Juliana Goelzer, e o professor da Faculdade de Educação da UFRGS, Jaime Zitkoski. A professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), campus Porto Alegre, Liliane Prestes, fará a mediação do debate.

A atividade é promovida pelo GT Educação da ADUFRGS-Sindical coordenado pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de comunicação da ADUFRGS.  Ela explica que o Webinário faz parte da série de atividades do sindicato alusivas ao centenário de nascimento do educador Paulo Freire. “A contribuição do pensador Paulo Freire foi e continua sendo fundamental à educação brasileira. Dentre vários aspectos importantes de seu pensamento está a valorização da prática do diálogo entre professores e estudantes na troca de saberes. Para Freire, a educação tem papel fundamental na transformação do mundo. Nós educadores da ADUFRGS, também acreditamos nisto”, refletiu.

Sobre o tema desse primeiro Webinário, a professora Sônia destacou “a urgência da luta e da resistência nesse tempo de acelerada crise e desmonte do Estado e de toda a educação pública. Certamente essa será a ênfase a ser trazida para esse debate na ADUFRGS pelos dois palestrantes no dia 22 de junho”.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” - Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia (1996)

Acesse aqui a biografia do educador.

card webinario ok

Matérias relacionadas sobre: Centenário Paulo Freire