Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 08 de novembro de 2018

Ciclo de painéis aborda temas como autonomia universitária, educação, ciência e tecnologia, política e economia

Publicado em UFRGS

Foto: Ramon Moser/UFRGS

Conjuntura Nacional na Perspectiva de Futuro é o tema do ciclo de painéis que a UFRGS e o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) promovem a partir da próxima semana com o objetivo de provocar reflexão e promover entendimento sobre alguns cenários do Brasil a partir da eleição presidencial de 2018. O primeiro painel ocorrerá no dia 14 de novembro sobre Autonomia universitária e liberdade de cátedra. A coordenação será do reitor Rui Vicente Oppermann. Os apresentadores serão o procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas (MPF), o procurador-geral da UFRGS Saulo Queiroz e o professor da Faculdade de Direito Manoel André da Rocha. As professoras Céli Pinto (IFCH) e Maria Beatriz Luce (FACED) serão as ativadoras deste painel de abertura. A programação estende-se até o dia 13 de dezembro, abordando ainda os seguintes temas: Cenário Econômico; Cenário Político; Cenário Educação e Cenário Ciência e Tecnologia.

O reitor Oppermann explica que o ciclo de painéis deriva da necessidade de se analisar o atual momento político do País, que é inédito e merece um olhar acadêmico para que se entenda seu significado e o que ele representa para a democracia no futuro. Conforme Oppermann, a forma como se deu a eleição presidencial, em que as redes sociais foram mais importantes que a presença dos candidatos e em que não houve debates no segundo turno, coloca uma situação totalmente nova. O reitor acrescenta que o atual momento também é marcado por uma mudança radical no campo ideológico, em que venceu o candidato da direita, depois dos governos de esquerda do PT. “Este resultado tem uma implicação grande, porque há, pela primeira vez, uma mudança radical no projeto de País que esses campos representam, afirma Oppermann. Por entender que as universidades públicas estão no centro das discussões sobre como o novo governo conduzirá o País, na avaliação de Oppermann, a comunidade acadêmica não pode se furtar de abordar questões fundamentais como estas que serão tratadas nos painéis.

A atividade é gratuita e aberta à participação da comunidade. Não é necessária inscrição prévia. Serão emitidos certificados pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS (ILEA) aos participantes que comparecerem em pelo menos quatro painéis.

Programação do Ciclo de Painéis Conjuntura Nacional na Perspectiva de Futuro

Local: Centro Cultural da UFRGS – R. Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Centro

Horário: das 18h às 20h

  • 14 de novembro – Autonomia universitária e liberdade de cátedra
    • Coordenador: Reitor Rui Vicente Oppermann
    • Apresentadores: Enrico Rodrigues de Freitas (MPF), procurador-geral da UFRGS Saulo Queiroz e professor da Faculdade de Direito Manoel André da Rocha.
    • Ativadoras: professoras Céli Pinto (IFCH) e Maria Beatriz Luce (FACED)
  • 21 de novembro – Cenário Econômico
  • 28 de novembro – Cenário Político
  • 6 de dezembro – Cenário Educação
  • 13 de dezembro – Cenário Ciência e Tecnologia