Notícia

Ampliar fonte

Sábado, 18 de julho de 2020

Expectativa é que MEC nomeie o primeiro da lista.

O Conselho Universitário (Consun) da UFRGS elegeu nesta sexta-feira, 17 de julho, a lista tríplice com os nomes do reitor e vice-reitora que será enviada ao Ministério da Educação (MEC). A expectativa da ADUFRGS-Sindical é que o MEC respeite a decisão da comunidade acadêmica e nomeie os primeiros da lista: Rui Vicente Oppermann para reitor e Jane Tutikian para vice-reitora, que obtiveram 45 dos 77 votos dos conselheiros. A chapa Rui e Jane também foi vencedora junto à comunidade em consulta realizada no último dia 13 de julho.

Segundo informações da UFRGS, o processo será protocolado no Ministério da Educação (MEC) na próxima segunda-feira, 20 de julho, em atendimento ao prazo legal para submissão da lista tríplice à Presidência da República, que é de 60 dias antes do fim do mandato do atual reitor. 

O vice-presidente da ADUFRGS, Darci Campani, que também é conselheiro no Consun, comemorou o final do processo eleitoral, que pela primeira vez foi realizado de forma virtual por conta da pandemia. Na opinião dele, o fato contribuiu para a votação histórica. Ao todo, votaram 15.725 pessoas – mais do que o dobro de votantes da consulta de 2016, sendo 2.605 votos de professores, 1.828 de técnicos administrativos e 11.292 de estudantes. Na consulta de 2016, foram recebidos 7.777 votos no total.  

“Encerramos um processo democrático, temos uma lista tríplice e vamos batalhar para aqueles que ficaram em primeiro na lista tríplice - o professor Rui e a professora Jane - sejam indicados para o próximo período de gestão”, afirmou Campani.O reitor Rui Vicente Oppermann encerrou a sessão do Consun pedindo apoio das outras duas chapas para defender o que chamou de institucionalidade da UFRGS. “A eleição acabou, as diferenças podem continuar, mas agora todos devemos defender a UFRGS, a vontade do Conselho e da comunidade para que o primeiro da lista seja nomeado pelo governo federal”. 

A chapa 3 (Karla Maria Müller e Claudia Wasserman) ficou em segundo lugar na votação do Consun com 29 votos. A chapa 1 (Carlos André Bulhões Mendes e Patrícia Helena Lucas Pranke), em terceiro lugar, tendo recebido três votos. 

Veja a opinião da ADUFRGS sobre manter a mobilização contra o autoritarismo e as tentativas de impor um interventor na universidade.