Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Associados podem adquirir kits com agasalhos e máscaras para doação

A ADUFRGS-Sindical se uniu à cooperativa UNIVENS (Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos) para ampliar a campanha de solidariedade durante a pandemia. A partir de agora, quem quiser contribuir pode adquirir kits com agasalhos novos e máscaras para doar a quem precisa.

O presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, explica que essa ação faz parte de uma ação maior de solidariedade que a ADUFRGS tem feito desde o início da pandemia. “Começamos a campanha de solidariedade na parceria com a Cooperativa Girasol e a RedeCoop para compra direta de alimentos dos pequenos agricultores e agora expandimos a parceria para a cooperativa de mulheres costureiras”, reforçou. “Convidamos os associados a se juntarem nessa campanha e adquirir agasalhos diretamente na UNIVENS para doação ou mesmo pra si”. Lúcio ainda anunciou que a ADUFRGS vai adquirir kits para doar. “Vamos utilizar os recursos que recebemos na conta da Cresol para comprar kits e doar a quem precisa”.

Com o slogan Quem Tem Fome, Tem Frio, a ação tem dois objetivos principais: oferecer roupas novas a quem não tem condições de comprar e incentivar um novo mercado para a UNIVENS, que está com 80% da produção estocada por conta da pandemia.

“Esta é mais uma ação de solidariedade da ADUFRGS, que se diferencia pela relação que construímos com a UNIVENS e a CUT. Queremos estimular a adesão dos associados e, também, de entidades parceiras, que queiram comprar e doar em maior quantidade”, aponta o Diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS, Jairo Bolter.

Kits

A UNIVENS preparou dois tipos de kit, disponíveis nas cores preto, cinza mescla, bordô e azul marinho. O kit infantil (uma calça, um blusão de moletom e duas máscaras no valor de R$ 61,00) e o adulto (uma calça, um blusão de moletom e duas máscaras no valor de R$ 80,00).

Como adquirir?

Quem quiser colaborar, deve enviar um WhatsApp para a UNIVENS (51 99147-0319), que será a responsável pelos pedidos, com a mensagem: Quero participar da campanha de solidariedade de doação de agasalhos da ADUFRGS. O pagamento deverá ser feito via transferência bancária, diretamente na conta da cooperativa.

A entrega dos kits nas comunidades ou a quem fizer o pedido – se assim o comprador preferir – será articulado entre a ADUFRGS, CUT-RS e a UNIVENS. “Estamos construindo um processo transparente de prestação de contas, com o nome de quem doou e de quem recebeu os agasalhos”, explica Jairo Bolter.

Solidariedade

Desde o início da pandemia, a ADUFRGS tem promovido ações de solidariedade para ajudar quem mais precisa, como entrega de alimentos, kits de higiene, doação de dinheiro e, agora, de agasalhos, além de doação de insumos e equipamentos para as instituições da base do sindicato. Jairo destaca que, com esta ação, a ADUFRGS espera que os agasalhos, frutos do trabalho das costureiras, que hoje estão estocados na Cooperativa por causa da pandemia, cheguem a quem mais precisa.

Saiba mais sobre as ações de solidariedade da ADUFRGS

UNIVENS

A Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (UNIVENS) foi criada há quase 25 anos, na Zona Norte de Porto Alegre, unindo economia solidária e atitude sustentável. Atualmente, a cooperativa reúne 23 costureiras e integra a Cooperativa Central Justa Trama, uma cadeia produtiva de algodão agroecológico que começa no plantio e vai até a comercialização de roupas, com parceiros nas cinco regiões do Brasil. São mais de 600 cooperados/associados nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará e Rondônia.