Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 17 de agosto de 2021

Dia Nacional de Protestos e Paralisações marca greve geral dos servidores públicos contra a Reforma Administrativa e pelo impeachment de Bolsonaro

card18agosto

CUT confirmou para 18 de agosto a realização, em todo país, de uma mobilização nacional, junto com suas entidades filiadas, sindicatos, federações e confederações, assim como centrais sindicais e movimentos sociais. Será o Dia Nacional de Protestos e Paralisações, com greve geral dos servidores públicos contra a Reforma Administrativa e pelo impeachment de Bolsonaro.

As manifestações pedem a derrubada da PEC 32, da Reforma Administrativa, e também mais empregos, vacinas e auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia. A pauta também inclui protestos contra o aumento da inflação, dos preços altos e contra as privatizações de estatais consideradas estratégicas para o Brasil.

O diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter reforçou que as mobilizações fazem parte de um calendário de lutas em defesa da soberania nacional e do estado brasileiro. “Ao longo dos últimos anos, acompanhamos a movimentação de corporações políticas a serviço do capital financeiro e especulativo. O governo federal, por meio de sua base de apoio parlamentar, retira cotidianamente direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e destrói os serviços públicos”, contestou. “A PEC 32 famigerada Reforma Administrativa nada mais é do que a destruição dos Serviços Públicos. A MP 1045 aprovada na semana passada na Câmara Federal acabou a CLT, literalmente. Precisamos nos somar às lutas dos trabalhadores da iniciativa privada para tentar afastar do poder os políticos que nos atacam cotidianamente e nos deixam sem perspectiva de futuro e sem esperança”, alertou.

Porto Alegre

Na Capital a mobilização está marcada para iniciar às 11h, com ato na frente do Hospital de Pronto-Socorro (HPS). Às 13h está prevista vigília no Palácio Piratini. E, às 18h, será realizado um ato na Esquina Democrática. Confira a programação das demais cidades do RS no site da CUT.

Participação da ADUFRGS

A ADUFRGS-Sindical estará acompanhando a programação de forma presencial e online. Confira:

11h - Live  “Impactos da PEC 32 na vida dos professores” da Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE). Participação do professor Eduardo Rolim, diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação e diretor tesoureiro da ADUFRGS-Sindical.

18h - Ato na Esquina Democrática. Presença do vice-presidente do Sindicato, professor Darci Campani. 

Participe também, comparecendo aos atos ou usando as hashtags #18ADiaDeLuta #NãoÀReformaAdministrativa, #CancelaaReforma, #ReformaAdministrativaNão e #ForaBolsonaro.

paulo-freire