Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Participação dos estudantes na luta por uma educação pública e gratuita é histórica e fundamental

Card Dia do aluno 06

Neste Dia do Estudante, 11 de agosto, a ADUFRGS-Sindical saúda a todos e todas que cumprem o seu papel histórico de estudantes questionadores na luta por uma educação pública e gratuita no país e por um futuro melhor, mais inclusivo e justo.

Em um cenário em que é necessário intensificar a luta pela democracia e contra o negacionismo, e em que os cortes na área de ensino, pesquisa e extensão são recorrentes, e também em que a reforma administrativa vem ameaçar os serviços públicos, a participação dos estudantes nessa luta, juntamente com os professores e a sociedade, é cada vez mais importante.

Em especial neste ano, em que é comemorado o Centenário de Paulo Freire, lembramos o educador e desejamos a todos e todas uma educação verdadeiramente libertadora.

Saiba mais sobre a data

Dia do Estudante é comemorado desde 1927. Sua origem está relacionada à criação das primeiras faculdades de Direito do Brasil, 100 anos antes, quando o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das Faculdades de Olinda, Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, em 11 de agosto de 1827.

 

paulo-freire