Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 09 de junho de 2021

Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical organizou dois Fóruns Virtuais fechados para os associados e associadas do sindicato.

No sábado, 5, o Conselho de Representantes (CR) da ADUFRGS-Sindical realizou mais uma edição dos Fóruns Virtuais com associados e associadas, abordando o tema da Representação e representatividade nas IFES.

Conforme os professores e professoras membros do GT, o debate sobre representatividade é “amplo e profundo, tanto no âmbito da universidade quanto no das políticas de Estado”. Foram levantadas questões relacionadas ao contexto universitário, como a prática dos docentes, o espaço de construção democrática que é a universidade, liberdade para produção de conhecimento, a ciência como ato político, prática democrática, espaços de deliberação e ainda a eleição de reitores e frentes de atuação.

Confira aqui a síntese produzida pelo GT Democracia e Universidade do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical sobre o encontro de sábado, 5.

Quem perdeu os debates mas quiser acompanhar a discussão, os textos produzidos por membros do GT para os Fóruns Virtuais foram disponibilizados no site da ADUFRGS e no Portal Adverso e podem ser baixados aqui.

 O primeiro dos Fóruns Virtuais, ocorrido em 22 de maio, abordou o tema “Espaços Deliberativos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)”. Para participar era preciso acessar a Área de Associado da ADUFRGS-Sindical.