Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 25 de maio de 2021

No último sábado, 22, o Conselho de Representantes da ADUFRGS-CR discutiu em Fóruns Virtuais com associados e associadas fundamentos compartilhados pela universidade e pela democracia

Forun-virtual-GT-CR-Maio-2021-2 (1)

O Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical organiza dois Fóruns Virtuais fechados para os associados e associadas do sindicato, com o objetivo de aprofundar discussões sobre o conceito público das universidades e democracia. No último sábado, 22, foi realizado o primeiro encontro, sobre “Espaços Deliberativos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)”. As discussões continuam no próximo sábado, 29, das 14h às 16h, com o tema “Representação e representatividade nas IFES”.

Primeiro dia de discussões

O GT Democracia do Conselho de Representantes fez uma síntese sobre o primeiro dia de discussões nos Fóruns Virtuais. Conforme os professores e professoras membros do GT, foram abordados os fundamentos compartilhados pela universidade e pela democracia, incluindo a busca pelo conhecimento por meio da discussão livre e crítica, e também a importância de proteger, ressignificar e revitalizar permanentemente o acervo cultural e científico da sociedade. 

Vivências

Segundo os professores e professoras, durante o encontro de sábado, os participantes puderam trocar experiências sobre suas vivências cotidianas em diferentes espaços de deliberação na universidade. Destacou-se, por exemplo, a relativa invisibilidade do trabalho nas instâncias colegiadas, em comparação com os temas da pesquisa, do ensino e da extensão. “As relações políticas e de poder permeiam a governança das IFES e precisam ser discutidas abertamente pelos docentes e seus sindicatos”, diz a síntese produzida pelo grupo. 

Desafios

Os grandes desafios que as IFES enfrentam atualmente também foram abordados nas discussões. Entre eles, o estrangulamento orçamentário, o desrespeito à autonomia universitária, os ataques à liberdade de pensamento e as atitudes negacionistas no contexto da pandemia de Covid-19. 

Reforma Administrativa

Ainda conforme a síntese elaborada pelos membros do GT, a possível aprovação da chamada Reforma Administrativa, que volta à pauta nesta semana na Câmara dos Deputados, com a desestruturação da carreira docente e do serviço público em geral, foi apontada como um fator que impacta profundamente as possibilidades de exercício da democracia nas IFES.

Próximo Fórum Virtual

No sábado, 29, haverá a continuidade dos Fóruns Virtuais, com o tema da “Representação e representatividade nas IFES”.

A ADUFRGS-Sindical convida a todos os associados e todas as associadas a fazer essa discussão e defesa neste momento. 

Venha trocar opiniões, experiências, conhecimentos, inquietações e propostas sobre a democracia universitária!

Os textos para a discussão produzidos por membros do GT estão disponibilizados no site da ADUFRGS e no Portal Adverso, baixe o documento clicando aqui:

“Universidade Pública – Comentários Conceituais”, de Mario Fontanive, do Departamento de Design e Expressão Gráfica, Faculdade de Arquitetura e Laura Bannach Jardim, do Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina;

“Democracia: conceitos/aplicações para a Universidade Pública”, de Felipe José Comunello, do Departamento Interdisciplinar, Campus Litoral Norte e Maria Cristina Martins, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Instituto de Letras; e

“Democracia e Representação na Universidade Pública”, por Marco Cepik, do Departamento de Economia e Relações Internacionais/Faculdade de Ciências Econômicas.

Como participar

Para participar o associado deve entrar, no dia e horário determinados, no site da ADUFRGS-Sindical, acessando a sua Área do Associado - www.adufrgs.org.br/area-de-associado. Basta clicar em Fóruns Virtuais do Conselho de Representantes ADUFRGS-Sindical/GT Democracia para ter acesso.

Fóruns Virtuais Conselho de Representantes ADUFRGS-Sindical/GT Democracia

Data: 29 de maio, sábado

Horário: 14h às 16h 

Tema: “Representação e representatividade nas IFES”