Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 29 de março de 2021

Covid-19 faz mais uma vítima fatal na manhã deste domingo, 28.

A ADUFRGS-Sindical comunica, com grande pesar, o falecimento do ex-presidente da Apufsc-Sindical, Milton Divino Muniz, professor aposentado do Departamento de Biologia Celular Embriologia e Genética da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ele faleceu na manhã deste domingo, 28, aos 81 anos, vítima de Covid-19. O velório e a cerimônia de despedida ocorreram no espaço do crematório Vaticano, em Florianópolis, na noite de domingo. A cremação está acontecendo na manhã desta segunda-feira (29).

Sua trajetória de luta

Em 2017, Muniz chegou a ser homenageado pela Apufsc por sua caminhada acadêmica e contribuições aos movimentos sindicais nas Instituições Federais de Ensino, dos quais participou como diretor e presidente. O professor foi secretário-geral da Apufsc entre 1988 e 1990, na gestão de Edmundo Lima de Arruda Júnior e assumiu a presidência do sindicato entre 1997 e 1998. Pertenceu ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e dele nunca se afastou.

Em 15 de setembro de 2004, Milton Muniz e outros renomados professores fundaram o Proifes Fórum, que em 2011 tornou-se a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 

Neste momento de dor, a ADUFRGS se solidariza com os familiares e amigos ratificando o voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado.

Matérias relacionadas sobre: Nota de falecimento