Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 27 de maio de 2021

Espaços deliberativos nas IFES é o tema do primeiro fórum, dia 22 de maio.

Espaços deliberativos nas IFES é o tema do primeiro fórum, dia 22 de maio.

Nos dias 22 e 29 de maio o Conselho de Representantes (CR) da ADUFRGS-Sindical organiza dois Fóruns Virtuais fechados para os associados e associadas do sindicato, com o objetivo de aprofundar discussões sobre o conceito público das universidades e democracia. O primeiro Fórum, dia 22, tem como tema “Espaços deliberativos nas IFES”. O segundo, no dia 29, aborda “Representação e representatividade nas IFES”. As atividades acontecem das 14h às 16h.

A dinâmica será coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT) Democracia do Conselho de Representantes. As discussões dos Fóruns visa dar continuidade ao trabalho do GT junto aos associados e associadas, ampliando as reflexões expressas em textos disponibilizados no site da ADUFRGS e Portal Adverso, e criar ações relacionadas à democracia nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), além de defendê-las em tempos de ataques ao seu caráter público e autônomo.

Nos Fóruns será possível aprofundar temas abordados nos artigos, como os conceitos de universidade pública, o que é essa instituição pública, passando pelas definições de autonomia e democracia e pela trajetória histórica das universidades. Também são abordados os aspectos necessários para um projeto de universidade continuamente construído pela sociedade e os desafios para os próximos anos, inclusive quanto à participação e representação democrática e diferenciações entre Estado e governos. Os ataques e práticas do atual governo, como a nomeação de reitores que não foram escolhidos pela comunidade, também estão entre os tópicos.

Ao convidar a base a participar dos encontros, a conselheira Laura Bannach Jardim, da Faculdade de Medicina da UFRGS, relata o contexto em que o GT produziu o documento a ser discutido com os demais associados. “Movimentos sociais que há muito nos antecederam tomaram uma velha instituição social, a universidade, e a tornaram pública para tentar fornecer ensino acessível a toda a população, isto por um lado, e, por outro, coincidindo com a outra significação do conceito de público, continuamos em um lugar - a universidade - onde os indivíduos podem refletir sobre a sua condição e estabelecer uma ‘relação argumentativa crítica’ com a sociedade”, explica. “Refletir e debater democraticamente são as melhores formas de defender a Universidade pública, democrática, inclusiva, autônoma e de qualidade”, complementa a professora.

A conselheira também acrescenta que foram várias as motivações e questionamentos que geraram as discussões propostas. “Desde 2016 vivemos na era do golpe aos direitos democráticos constitucionais. Por que a resistência não foi mais forte? Por que não houve uma frente popular dentro de muitas universidades?”, reflete. “Vamos ampliar estas reflexões. Debater democraticamente são uma das melhores formas de defender a Universidade pública, democrática, inclusiva, autônoma e de qualidade”. Conforme Laura, a questão da representação galvanizou as mentes e o grupo concluiu que Democracia é muito mais, e precisa ter essa reflexão ampliada.

Confira quais são os textos, produzidos por membros do GT, e baixe o documento clicando aqui:

“Universidade Pública - Comentários Conceituais”, de Mario Fontanive, do Departamento de Design e Expressão Gráfica, Faculdade de Arquitetura e Laura Bannach Jardim, do Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina;

“Democracia: conceitos/aplicações para a Universidade Pública”, de Felipe José Comunello, do Departamento Interdisciplinar, Campus Litoral Norte e Maria Cristina Martins, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Instituto de Letras; e

“Democracia e Representação na Universidade Pública”, por Marco Cepik, do Departamento de Economia e Relações Internacionais/Faculdade de Ciências Econômicas.

Em breve também deve ser realizada uma ação em torno da temática orçamentária, que é considerada central na luta pela democracia e autonomia das IFES.

Como participar

Após consultar os textos no site da ADUFRGS ou no Portal Adverso, para participar o associado deve entrar, no dia e horário determinados, no site da ADUFRGS-Sindical, acessando a sua Área do Associado - www.adufrgs.org.br/area-de-associado.

Fóruns Virtuais Conselho de Representantes ADUFRGS-Sindical/GT Democracia

22 de maio, 14h às 16h - “Espaços deliberativos nas IFES”

29 de maio, 14h às 16h - “Representação e representatividade nas IFES”