Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Reitoria e diretor do campus atribuem decisão à falta de recursos

Texto e foto: Manoela Frade

O início das aulas no campus Porto Alegre do IFRS foi suspenso por tempo indeterminado. O retorno das atividades estava previsto para esta quarta-feira, 20. A “decisão radical” foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, 19, após relatório interno apontar “problemas relacionados à infraestrutura dos prédios, no que diz respeito à prevenção de incêndio” e recomendar a suspensão das aulas por um semestre. Com isso, quatro mil estudantes, professores e técnicos-administrativos não sabem quando começa de fato o ano letivo.

Em entrevista ao Portal ADverso, o diretor-geral do campus, Marcelo Schmitt, disse que o Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) foi aprovado em 2017 mas que “está sendo implementado “muito devagar” por falta de recursos orçamentários. “Não podemos levar anos para implementar algo para a nossa segurança. Poderia ter sido feito em um ano. Não tenho dúvida que foi por falta de recursos”, disse.

Docentes, estudantes e técnicos se reuniram no início da tarde com a direção e criaram um Comitê de Crise. A ADUFRGS-Sindical representa os professores no comitê. Segundo o vice-presidente da entidade, Lúcio Viera, o “grave episódio” é consequência direta da Emenda Constitucional 95. Desde a aprovação da EC 95, em 2016, a ADUFRGS vem denunciando os efeitos dos cortes nos recursos sociais. “Agora o início do ano letivo está suspenso por falta de recursos para garantir a segurança. As consequências são graves e sérias. Pedimos um laudo técnico certificado para verificar as condições reais de segurança, o que pode ou não funcionar. Isso é urgente”. Os representes do campus no conselho da ADUFRGS, as professoras Liliane Madruga e Carine Loureiro e o professor Clúvio Terceiro também participam do comitê.

Na tarde desta terça, a direção e a reitoria do IFRS se reúnem com o Corpo de Bombeiros para pedir uma inspeção detalhada sobre o real risco do prédio. “Se houver interdição dos bombeiros vamos conseguir um outro local para as aulas. A ideia não é suspender o semestre”, afirmou Marcelo Schmitt.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, está em Brasília nesta terça, e segundo o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo, levará ao Ministério da Educação (MEC) um ofício expondo a situação do campus Porto Alegre e pedindo R$ 1,2 milhão para a execução completa do PPCCI, que inclui obras de adequação dos prédios e revisão das instalações elétricas.

Escolhas

Amilton informou ao Portal ADverso que, em 2019, todo o orçamento do IFRS (previsão de pouco mais de R$ 2 milhões para as 17 unidades) será investido na implementação dos PPCCIs das unidades que ainda não completaram a execução. O pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, disse que o resultado da EC 95 no IFRS hoje é justamente ter que escolher entre a segurança e a própria atividade finalística do instituto federal. Essa situação, diz ele “nos coloca fragilizados em relação a outras demandas que a instituição tem. A gente acaba deixando de destinar recursos para atividades finalísticas da instituição como o ensino, a pesquisa e a extensão”.