Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 04 de outubro de 2021

Professores e professoras marcam presença no ato que reuniu milhares de pessoas em Porto Alegre dia 2 de outubro

A ADUFRGS-Sindical fortaleceu a luta em defesa da educação, dos serviços públicos e da democracia no Ato Fora Bolsonaro e Impeachment Já, dia 2 de outubro, em Porto Alegre. O Bloco da Educação foi liderado pela CUT/RS, SINPRO-RS, ADUFRGS-Sindical, CPERS, UEE, UGES, UMESPA, UBES e Ceprol. Na concentração da atividade, em frente à Prefeitura de Porto Alegre, foi montado um estande do sindicato para recepcionar os/as associados/as com a distribuição de bandeiras, adesivos e materiais com frases de protesto contra a reforma administrativa, em defesa da educação, da ciência e pelo Fora Bolsonaro.

O ato promovido pelas centrais sindicais reuniu milhares de pessoas na capital gaúcha, incluindo a representatividade de partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais. A caminhada dos manifestantes iniciou Mercado Público percorrendo o Túnel da Conceição até o Largo Zumbi dos Palmares.

Participaram do ato o presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, o diretor de Assuntos Jurídicos, Eduardo de Oliveira Silva, e o diretor tesoureiro do sindicato, Eduardo Rolim.

2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (24)

Segundo Lúcio Vieira, o Ato de 2 de outubro deve marcar a história como um momento singular de unificação das lutas. “Reunimos hoje as forças democráticas em defesa da vida, da educação pública, da saúde e dos direitos de cidadania, em busca do afastamento imediato do presidente Bolsonaro, pelo seu impeachment”, destacou.  “Dessa forma, conseguiremos retomar as condições normais de vida, em defesa da democracia. Esse é um momento importante para chamar a atenção do parlamento brasileiro e do Supremo Tribunal Federal para o afastamento imediato de Jair Bolsonaro da presidência da República”, protestou.

“Uma das marcas desse governo é a negação da ciência e da vacina. A educação é um direito de cidadania e a defesa da ciência é um direito do povo brasileiro. Portanto, garantir uma educação pública de qualidade é uma necessidade de cidadania brasileira. Precisamos derrotar a PEC 32 que propõe o fim dos serviços públicos. Isso seria uma tragédia para a população. Nesse sentido é extremamente importante a unidade de todas as forças democráticas pelo afastamento desse governo”, reforçou o presidente da ADUFRGS-Sindical.

Durante a caminhada, Eduardo Rolim posicionou-se no Ato Fora Bolsonaro e Impeachment Já.

Assista o vídeo, disponível abaixo, com depoimento produzido pela TVT. Acesse aqui.

2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (54)

Eduardo de Oliveira Silva enfatizou a importância do ato para a sociedade brasileira. “Nesse momento, estamos reunindo as forças democráticas da esquerda e os movimentos sociais em defesa do estado de democrático de direito que está sendo fortemente atacado por esse governo. Temos força política e capacidade de mobilização para pressionar a retirada desse governo pelo bem da nossa própria democracia e pela sobrevivência das pessoas”, ressaltou. “Representamos a educação nesse ato justamente pelo fato que esse governo desprestigiou o ensino público. Tivemos ministros da Educação que foram colocados com o objetivo de destruir nossas conquistas na educação pública, nas universidades federais e nos institutos federais. Estamos aqui hoje em defesa da educação pública, pelo Fora Bolsonaro e pela sobrevivência do País”, finalizou.

2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (31)

A professora associada da ADUFRGS-Sindical, Daniela Marzolla Fialho, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, também marcou presença no Ato. “É importante estar aqui porque não dá mais para aguentar um governo genocida, que comete crimes de responsabilidade todo o dia, que tentou dar um golpe no País. Esse governo está destruindo o Brasil, a educação pública e os serviços públicos”, considerou.

2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (112) 2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (20) 2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (32)2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (45)2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (52)2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (119)2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (91) 2_10_2021_Ato Fora Bolsonaro (116)