Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 08 de setembro de 2021

Evento foi realizado no ano de 2001, entre 31 de agosto e 8 de setembro. Live comemorativa do sindicato será realizada em 5 de outubro, às 19h

Neste 8 de setembro, data em que se celebram os 20 anos da Conferência de Durban: Direitos Humanos e a Luta Antirracista, na cidade homônima, no leste da África do Sul, entre 31 de agosto e 8 de setembro de 2001, a ADUFRGS-Sindical e o seu GT Direitos Humanos anunciam a promoção de uma live comemorativa no dia 5 de outubro, às 19h, para celebrar os 20 anos da Conferência.

O evento contará com a participação de convidados/as especiais para discutir os temas abordados na conferência e o que mudou desde então. Acesse nosso site www.adufrgs.org.br e redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram - para seguir acompanhando as informações sobre a live comemorativa.

Conferência de Durban

A Conferência de Durban foi um encontro de iniciativa da Organização das Nações Unidas realizado entre 31 de agosto e 8 de setembro de 2001, na cidade homônima, no leste da África do Sul, que teve por objetivo “pactuar um programa de ação direcionado ao combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância correlata”. O evento contou com mais de 16 mil participantes de 173 países e resultou em uma Declaração e um Plano de Ação (acesse aqui em Português) que expressam o compromisso dos Estados na luta contra os temas abordados. 

Líderes mundiais, inclusive do Brasil, afirmaram, na época,  “forte determinação em fazer da luta contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância correlata e a proteção das vítimas, uma alta prioridade para seus países”.

Recentemente, pelo Brasil e pelo mundo, casos de violência racial foram evidenciados dentre as milhares de ocorrências pelo mundo. Entre eles, o do estrangulamento de George Floyd, em Minnesota, nos Estados Unidos, por um policial branco que ajoelhou em seu pescoço durante uma abordagem, em maio de 2020, que gerou protestos por todo o planeta. Aqui mesmo, em Porto Alegre, em novembro de 2020, na véspera do Dia da Consciência Negra, João Alberto Freitas foi espancado e morto por dois seguranças no estacionamento do supermercado Carrefour, igualmente provocando manifestações.

As conferências da ONU destacam pontos que precisam ser enfrentados, como relacionados a escravidão, violência, ações afirmativas, mercado de trabalho e omissão de dados relacionados à luta antirracista. Veja aqui matéria da Fiocruz com números sobre esse cenário.

paulo-freire