Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Sindicato apoia a Live Cultural promovida pela CUT Metropolitana de Porto Alegre em celebração ao aniversário da entidade, neste sábado, 28, às 18h30

Filiada à Central Única dos Trabalhadores, a ADUFRGS-Sindical saúda o aniversário de 38 anos de lutas e conquistas da CUT, que é celebrado em 28 de agosto. Para comemorar a data, a CUT Metropolitana de Porto Alegre e entidades parceiras realizam uma Live Cultural neste sábado, 28, às 18h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. A atividade conta com o talento de artistas locais: Felipe Muller, Luciane e Paulinho Fagundes, Irmãs Vidal, Unamérica, Carini Pereira, Teatro da Crueldade, Negra Jaque e Lila Borges.  

Assista aqui

Luta sindical

Fundada em 1983, em plena ditadura militar, a CUT enfrenta hoje ataques brutais semelhantes aos episódios registrados no passado de repressão política no Brasil. Frente à atual conjuntura do País, ameaçada pelo Governo Federal com o desmonte dos serviços públicos, a falta de políticas públicas à população e a tentativa de acabar com a democracia, a CUT reforça seu papel no movimento sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores/as. A manutenção da democracia será uma das principais bandeiras da celebração desses 38 anos.

O presidente da ADUFRGS-Sindical, Lúcio Vieira, parabeniza a CUT pela sua trajetória. “A ADUFRGS-Sindical tem a honra de ser um sindicato de professores/as filiado à maior Central de Trabalhadores/as do País. Junto à CUT, conquistamos muitos direitos e ainda temos muito a lutar diante dos retrocessos que vivenciamos hoje no País”, observou. “Nossa luta é contra a reforma administrativa, focada no desmonte e na mercantilização dos serviços públicos. Defendemos o estado democrático de direito, a educação pública, gratuita e de qualidade e as políticas públicas à população como dever do Estado”, reforçou.

Celebração da CUT Nacional

Devido à pandemia de Covid-19, 2021 será o segundo ano consecutivo que a CUT comemora seu aniversário em formato virtual com transmissão ao vivo pelas redes sociais. A Live da CUT Nacional, neste sábado, dia 28, às 14h, vai reunir aproximadamente 30 convidados, entre ex-presidentes da CUT, lideranças dos movimentos sociais, negro, LGBTQIA+, de estudantes, partidos políticos, do campo e das centrais sindicais.

Para o presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, a comemoração exige lutar no presente e apontar para o futuro. “Direitos e democracia não se separam e são construídos pela luta dos trabalhadores e das trabalhadoras”, afirmou.

Acompanhe a live nas plataformas digitais da CUT Nacional.