Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Documento defende a educação pública e a Universidade

MANIFESTO

Urgente preservar a democracia na UFRGS

A UFRGS passa por um dos mais difíceis momentos. Não há registro de situação semelhante na história dessa que se constituiu em uma das mais importantes universidades brasileiras. Aquele que deveria preservar e incentivar os espaços democráticos que caracterizam a instituição universidade, tem patrocinado o desrespeito em relação ao órgão de representação da comunidade – o Conselho Universitário em suas atribuições estatutárias. Tal postura macula a memória da nossa UFRGS que se consagrou como espaço de resistência democrática, de desenvolvimento científico e tecnológico, de promoção do debate amplo, da liberdade do livre pensamento, da divergência política para nela construir e reconstruir o conhecimento, contribuindo com o aperfeiçoamento da sociedade.

É premente que o Reitor da nossa UFRGS recomponha a democracia interna, respeite as decisões do conselho superior, acatando suas determinações, estabeleça espaços de diálogo com os diferentes setores da instituição, para a retomada da necessária harmonia entre as distintas instâncias decisórias.

A universidade é uma instituição de estado, não se prestando a servir a governos, mas à sociedade. É, por excelência, espaço de discussão política, de disputas de concepções sobre os mais diversos temas. É próprio do Reitor promover a conciliação interna para o bom desenvolvimento da instituição.

Portanto, a ADUFRGS-Sindical, preocupada com os desdobramentos decorrentes da não observância às decisões emanadas do Conselho Universitário pelo atual reitor, manifesta sua solidariedade e apoio aos conselheiros/as, em especial relevo aos professores/as reconhecendo o esforço na defesa da instituição, reconhecendo como acertadas as ações que vêm sendo aprovadas e conclama o Reitor a reconsiderar sua posição, respeitando a democracia e reabrindo os canais de diálogo com a comunidade acadêmica.

ADUFRGS-Sindical em defesa da educação pública, em defesa da UFRGS

11 de agosto de 2021

 

Diretoria da ADUFRGS-Sindical

Matérias relacionadas sobre: UFRGS