Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

ADUFRGS é parceira do evento que já conta com 175 atividades programadas.

Giliane Greff

 

O IV Fórum Social Mundial da População Idosa, o III Fórum Social Mundial da Pessoa com Deficiência e o I Fórum Social Mundial da Diversidade vai ocorrer em Porto Alegre de 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019. O evento que já conta com 175 atividades, vai abranger em sua programação: palestras, teatros, caminhadas, exposição de fotos, aulas de ioga, oficinas e seminários. A ADUFRGS fará uma sessão de cinema comentada do filme "Minhas tardes com Margheritte", com Gerard Depardieu e Gisèle Casadesus.

O presidente do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial de Porto Alegre e um dos coordenadores do Fórum, Lélio Falcão, destaca que o objetivo é propiciar um debate da sociedade com ela mesma e com o governo. “Queremos aproveitar que está iniciando um novo governo tanto na área estadual como federal para debater as questões que podem fazer a diferença na vida da população idosa”, explica.

As atividades devem ocorrer na Assembleia Legislativa, mas outros espaços como Casa de Cultura Mario Quintana, auditório do Sesc, Factum e a Câmara de Vereadores também serão utilizados.

No primeiro dia do evento, logo após a abertura do Fórum, haverá uma celebração inter-religiosa, e depois da sessão solene, ocorre a Caminhada na Orla do Guaíba. Porto Alegre possui, desde 2015, a certificação de “Cidade Amiga do Idoso” por atender os quesitos da Organização Mundial da Saúde no Guia Global das Cidades Amigas do Idoso.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa) Nelson Khalil, o Fórum é uma construção de todos. “É um momento de discutir as questões das pessoas com deficiência, quais as principais  dificuldades, e encontrar soluções  efetivas para que a cidade seja acessível para todos”, finaliza.

SERVIÇO:

Sessão de cinema comentada: apresentação do filme e reflexão  com a plateia

Filme: Minhas tardes com Margueritte, com Gèrard Depardieu e Gisèle Casadesus

Núcleo de Multiatividades de Aposentados da ADUFRGS-Sindical

Coordenação: Rosa Maria Magrinelli e convidados

30/01/2019 | quarta-feira 

15 horas

Factum - Faculdade e Escola Técnica

Largo João Amorim de Albuquerque, 60 | sala 302 - Centro Histórico

Acesse a página do evento no facebook da Adufrgs:  https://goo.gl/x2ZDWE


Confira a programação completa do FSM aqui: Clique aqui