Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 18 de junho de 2021

Uso de máscaras, higienização de mãos, circulação em ambientes abertos e distanciamento social estão entre as orientações de prevenção

A ADUFRGS-Sindical juntamente com o Núcleo Multiatividades realizou mais um Encontro com aposentados, na tarde da última quinta-feira, 17, com o tema “Cuidados Pós-Vacina contra o Coronavírus”. O assunto foi relevante para o atual momento, quando o Brasil registra 500 mil mortes por Covid-19. A Live teve como palestrante a coordenadora da Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e professora, Idiane Rosset.  O debate foi conduzido pela professora aposentada Arlete Spencer Vanzin, da Escola de Enfermagem da UFRGS. O encontro virtual transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook é uma iniciativa do Núcleo Multiatividades do Sindicato.

Na abertura da Live, o professor aposentado e coordenador do Núcleo, Otto Carlos Koller, ressaltou que a união faz a diferença para enfrentar as constantes ameaças feitas às universidades públicas federais e às pesquisas e cientificas. Ele comentou sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Multiatividades, que promove ações de integração e produção de conhecimento aos aposentados e aposentadas.

Como mediadora do debate, a professora Arlete Spencer Vanzin iniciou sua explanação fazendo 1 minuto de silêncio pela morte de 8 milhões de pessoas no Mundo vítimas de Covid-19. Em seguida, ela salientou que os cuidados pós-imunização são essenciais para o controle da disseminação do coronavírus. “Segundo a Organização Mundial da Saúde é necessário que cerca de 70% da população seja vacinada com esquema completo para que se tenha um controle da pandemia”, informou.

A palestrante Idiane Rosset, que atua na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, trouxe dados sobre a pandemia. Segundo ela, o Brasil registra 1 óbito a cada 435 pessoas por dia. No Rio Grande do Sul, 30 mil gaúchos perderam a vida para a Covid-19. “O comportamento humano contribui muito para a disseminação da doença”, observou. “Outra preocupação é a constante mutação do vírus que apresenta variantes de maior contágio e gravidade”, completou.

Ela explicou que as pessoas devem estar atentas para enfrentar novas ondas de transmissão, seguindo todo os protocolos de prevenção. “Grande parte da população relaxa com os cuidados de proteção quando identifica o controle de casos de contaminação e mortes e isso é perigoso. Manter os cuidados é necessário para superar a pandemia e baixar os índices contaminação e óbitos”, sinalizou.

Idiane também fez um alerta sobre as notícias falsas, fake news. “Antes de transmitir uma notícia sobre a pandemia investigue sua fonte e sua veracidade, comprovando se a informação é comprovada cientificamente”, advertiu.

Entre os cuidados de proteção, a palestrante orientou o uso de máscaras adequadas, frequentar lugares abertos com distanciamento entre as pessoas, cuidar o tempo de exposição e tomar as duas doses da vacina assim que possível.

De acordo com a professora, 4 milhões de pessoas já foram vacinadas com a primeira dose no Estado e apenas mais de 1.600 gaúchos com a segunda dose. “A segurança e eficácia das vacinas são fundamentais no enfrentamento ao Coronavírus”, reforçou. 

Para quem já se vacinou, a palestrante orienta os seguintes cuidados: seguir usando máscara adequada, manter o distanciamento e higienização de mãos. Ela destaca que a vacina raramente traz efeitos colaterais, caso aconteçam, é necessário procurar ajuda médica. “As atividades de rotina podem ser mantidas normalmente depois de tomar a vacina. O ideal é se cuidar e auxiliar na conscientização coletiva, alertado as pessoas sobre a importância da imunização”, aconselhou.

A carteira de vacinação pode ser adquirida pelo Aplicativo Conecte SUS disponível na Google Play Store ou App Store.

Veja os comentários da Live:

Sonia Mara Moreira Ogiba – “​Prezados/as, hoje, 17 de junho, a ADUFRGS-Sindical completa seus 43 anos!! Motivo de alegria para todos nós da diretoria, associados/as e colaboradores. Acompanhem em nossas mídias, em cards e vídeo!”

Sonia Mara Moreira Ogiba - ​Professora Idiane, ótima sua exposição, com todo cuidado e bem didática!

Vanderlei Carraro – “​Boa tarde. Tema atual. Parabéns ao Multiatividades pela escolha do tema e da apresentadora e mediadora. Cumprimentos também à nossa Adufrgs-Sindical, pela promoção.”

Assista no Youtube, Facebook.