Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 31 de maio de 2021

Diretores e membros do Conselho de Representantes participaram das manifestações de sábado, 29 de maio.

A ADUFRGS-Sindical marcou presença nas manifestações realizadas no sábado, 29 de maio, convocadas pela CUT e a Frente Brasil Popular RS, por “Fora Bolsonaro!”, #VacinaJá e #Auxílio600. Diretores e membros do Conselho de Representantes (CR) participaram dos protestos, realizados em diferentes cidades brasileiras com distanciamento social, máscara e álcool gel.

O ato, segundo a CUT, foi registrado em 213 cidades do país, nos 26 estados e Distrito Federal, além de outros 14 países. Ainda conforme a central, em balanço divulgado no final do sábado pelos organizadores, 420 mil pessoas teriam participado das manifestações.

Rio Grande do Sul

Membros do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical na manifestação.

Membros do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical na manifestação.

Em Porto Alegre a manifestação teve início às 15h, em frente à Prefeitura de Porto Alegre. O vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, Darci Campani, e o presidente do CR, Felipe Comunello, participaram do ato, assim como os conselheiros Mário Fontanive, Vanessa Leotti, Laura Jardim, Marcelo Kunrath, Nadya Silveira, Paulo César Nascimento, Roger Elias, Cristina Neumann, Lorena Holzmann, Graciela Quijano, Ana Carolina Ribeiro Teixeira e Demétrio Guadagnin.

Vice-presidente Darci Campani no ato de Porto Alegre.

Vice-presidente Darci Campani no ato de Porto Alegre.

Na Capital, conforme a CUT, pelo menos 30 mil pessoas estiveram presentes na manifestação, que percorreu as ruas do Centro Histórico até a Orla do Guaíba.

De acordo com a CUT, ocorreram manifestações em 22 cidades, como em Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Ijuí, Santa Cruz do Sul, Viamão, Santa Vitória do Palmar, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga, Nova Hartz, Alegrete, e Osório, que contou com a presença do diretor de Relações Sindicais, Jairo Bolter.

Diretor de Relações Sindicais, Jairo Bolter, na manifestação realizada em Osório.

Diretor de Relações Sindicais, Jairo Bolter, na manifestação realizada em Osório.

Participação virtual

Em função da pandemia e da vacinação que ainda é baixa em todo o país, nem todos os protestos foram presenciais, com muitas pessoas preferindo participar de casa. A CUT informou que a hashtag #29MForaBolsonaro contou com 202 mil participações apenas no Twitter, 1.828.048 postagens e 841 mil retuítes. 

Responsabilidade

As manifestações tiveram o cuidado de promover o distanciamento social e o uso de máscaras e álcool gel, com distribuição de máscaras durante o andamento das caminhadas. Também foi divulgada nota, pela CUT, antes do evento, para orientar os participantes. 

Confira as matérias da CUT sobre os atos em todo o país e no RS.

Matérias relacionadas sobre: Luta