Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 29 de março de 2021

Evento online acontece na próxima quarta-feira, 31, pelas redes sociais do sindicato

Nesta quarta-feira, 31 de março, a ADUFRGS-Sindical realiza a live cultural “Alento”, em homenagem aos (às) profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19. O evento começa às 19 horas, com transmissão pelo YouTube e Facebook da ADUFRGS.

“Alento” é uma produção audiovisual do Grupo Cerco de Teatro feita especialmente para a ADUFRGS. Completado um ano de pandemia e isolamento social, a produção dramatúrgica homenageia de forma lúdica e poética os profissionais da saúde. 

O ator e músico Philipe Philippsen, que faz parte do grupo e foi o autor das músicas deste espetáculo, explica que a produção é assíncrona, gravada e editada. Está no limiar entre Teatro e Cinema, arte visual que cresceu durante a pandemia.

“A gente fez tudo em tempo recorde, roteiro feito por todes, cada um gravando na sua casa, editado numa maratona desafiadora”, conta Philippsen. “O público pode esperar um recorde da realidade de cinco pessoas, que falam de como cada uma está lidando com os efeitos da pandemia: falta de trabalho, excesso de trabalho, solidão, tristeza, grandes e pequenos momentos da vida em quarentena.”

Segundo ele, falar das realidades dessas vidas em pandemia sem poder captar imagens reais de rotina de hospital ou dos diferentes trabalhos foi um grande desafio da equipe. “Então eu espero que o público também consiga ativar a sua imaginação, como no teatro, onde a gente utiliza códigos e signos pra evocar realidades que não aparecem literalmente no palco, e aqui, na tela”, finaliza.

O Grupo Cerco de Teatro, dirigido pela professora doutora Inês Alcaraz Marocco, surgiu dentro do Departamento de Arte Dramática da UFRGS em 2008 e segue sua carreira profissional, tendo realizado diversas produções, turnês nacionais e internacionais e participado de congressos.

SERVIÇO

Alento – Homenagem da ADUFRGS aos (às) profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, com o Grupo Cerco de Teatro
Quando: 31 de março, quarta-feira
Horário: 19 horas
Onde: YouTube (https://www.youtube.com/user/CanalADUFRGS) e Facebook (https://www.facebook.com/AdufrgsSindical) da ADUFRGS