Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 02 de março de 2021

Manifestações ocorreram em função da repercussão do aumento do número de casos de Covid-19.

Os recentes boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado do RS evidenciam a bandeira preta da região Metropolitana de Porto Alegre, que vai até o dia 7 de março. ADUFRGS e Unidades de Enfermagem, Psicologia, Matemática e Medicina da UFRGS divulgaram nota em que expressam preocupação por conta da repercussão do aumento de casos de Covid em Porto Alegre.

Entenda o caso da nota da ADUFRGS 

A professora da UFRGS e diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Clausel, alertou para a gravidade da situação que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre enfrenta em função do recrudescimento agudo de internações pela Covid. Por conta disso, o vereador de Porto Alegre, Idenir Cecchin, fez um pronunciamento desrespeitoso e irresponsável em sessão na Câmara, chamando de alarmismo o fato de a presidente expressar sua preocupação.

No dia 25 de fevereiro, a ADUFRGS publicou uma nota em defesa de sua associada repudiando as declarações de Cecchin. Clique AQUI para ler a nota na íntegra.

Unidades de Psicologia, Enfermagem, Matemática e Medicina da UFRGS também se manifestam em defesa da vida

Já as unidades de Psicologia, Enfermagem, Matemática e Medicina da UFRGS também divulgaram nota manifestando suas posições diante do agravamento da pandemia. O Instituto de Psicologia da UFRGS divulgou nota em defesa da vida e da saúde. A Escola de Enfermagem da Universidade se colocou a favor da vida e dos profissionais de saúde. Os docentes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da instituição expressaram sua solidariedade com os trabalhadores da educação de Porto Alegre, contra o retorno das aulas presenciais, que estava previsto para esta semana. A Faculdade de Medicina da UFRGS divulgou seu apoio à Diretoria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e, em especial, à sua Diretora-Presidente, professora Nadine Clausell, pela impecável condução da Instituição durante a pandemia de Covid-19.

Leia as notas na íntegra abaixo:

Nota do Instituto de Psicologia da UFRGS

Nota da Escola de Enfermagem da UFRGS

Nota do Instituto de Matemática e Estatística da UFRGS

Nota da Faculdade de Medicina da UFRGS