Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Sindicato apresentou pautas de interesse dos professores.

A ADUFRGS-Sindical se reuniu, nesta quinta-feira, 22 de outubro, com representantes da Administração Central da UFRGS, professor Carlos André Bulhões e Paulo Mayorga. Participaram o presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira; o vice-presidente, Darci Campani; o tesoureiro, Eduardo Rolim; os diretores Cesar Bastos Vieira e Jairo Bolter; e a diretora Sônia Mara Ogiba.

A reunião que ocorreu por solicitação da Administração da UFRGS e foi iniciada pelo presidente da ADUFRGS, que relembrou as lutas históricas da ADUFRGS em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade e do Projeto de Lei da Autonomia Universitária, elaborado pelo PROIFES-Federação, onde é claramente expressa a posição da Federação de que a escolha do reitor deve ser resolvida dentro da universidade.

Lúcio Vieira lembrou que a  ADUFRGS ingressou na Justiça como Amicus Curiae na ADIN 6565, na qual o sindicato busca o respeito às decisões da comunidade acadêmica e o fim da lista tríplice, defendendo a nomeação do candidato ou da candidata escolhida pela comunidade acadêmica.

Na sequência, os demais diretores da ADUFRGS apresentaram também pautas de interesse dos professores, como as questões relativas à manutenção das progressões e promoções com critérios específicos para este período, tendo em vista que já existe parecer da Comissão de Legislação e Recursos do CONSUN, que precisa ser votado urgentemente pelo Conselho Universitário.

Outras preocupações foram levantadas, como as questões relativas às modificações administrativas realizadas na estrutura da universidade, a preocupação com o fortalecimento do Campus Litoral Norte e o respeito aos processos de escolha dos diretores eleitos pela comunidade. 

Carlos André Bulhões apresentou seu compromisso de manter o diálogo com a ADUFRGS e de procurar dar agilidade no tratamento da pauta apresentada. Destacou também que o Campus Litoral Norte merecerá um cuidado especial para que seja fortalecido no próximo período.

A reunião se encerrou com o agendamento de nova data para o tratamento de outras pautas específicas de interesse dos professores apresentadas pela ADUFRGS-Sindical.