Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 07 de outubro de 2020

Evento será realizado na plataforma Zoom.

A CUT-RS promove na próxima quinta-feira (22), às 18h, uma mostra dos serviços oferecidos pela Cooperativa de Crédito Rural de Integração Solidária (Cresol) para trabalhadores e sindicatos. O objetivo é apresentar os produtos disponíveis dessa alternativa financeira desatrelada dos banqueiros e que está prestes a inaugurar uma agência em Porto Alegre para atender a Região Metropolitana.

O evento será realizado através da plataforma Zoom. Para tanto, os dirigentes sindicais devem se inscrever até quarta-feira (21) pelo whatsapp da Secretaria-geral da CUT-RS: 51-99581-5797 ou pelo e-mail cut.rs@cutrs.org.br informando nome, contato e entidade.

“Nós que temos o sonho de mudar o mundo não podemos ficar na mão do sistema financeiro. Então, decidimos potencializar as experiências cooperativadas e solidárias de crédito”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci. “Por que ficar na mão desses agentes financeiros que nos exploram e concentram renda?”

Segundo o secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo, o objetivo da Cresol é fornecer soluções financeiras, gerando o desenvolvimento dos cooperados e da economia local. Para ele, é preciso estimular que o dinheiro dos trabalhadores comece a girar dentro de uma estratégia da própria classe. “Essa é a finalidade principal do cooperativismo que apoiamos”, destaca. 

“A Cresol, fundada na década de 1990, é um valioso instrumento de crédito dos trabalhadores e ela pode ser a gestora, o suporte e a parceira para que os recursos dos sindicatos e dos trabalhadores, na medida que forem se associando e abrindo contas na cooperativa, passe por uma estratégia em prol de quem trabalha e produz. Portanto, uma estratégia de classe, inclusive ganhando mais quem aplica e pagando menos juros quem toma empréstimos”, explica Nespolo. 

Para ele, que já abriu uma conta no Cresol, é importante esclarecer os trabalhadores e acabar com noções equivocadas sobre o cooperativismo que ainda circulam no movimento sindical.  “Todos os serviços que os bancos prestam, a Cresol oferece para a classe trabalhadora com menores taxas, justamente porque não há a figura das margens de lucros exorbitantes dos banqueiros”, ressalta o dirigente da CUT-RS. 

“Convidamos de modo especial os presidentes e os tesoureiros dos sindicatos para que tirem as suas dúvidas e verifiquem a possibilidade de suas entidades abrirem contas. Não nos esqueçamos de que o ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes, quer um modelo de financiamento sindical que não passe mais pelo RH das empresas. Ele quer a emissão de boletos individuais aos trabalhadores para dificultar a sustentação dos sindicatos”, salienta. 

Conforme Nespolo, “temos que fortalecer a Cresol para que o dreno da emissão de boletos, se vier no futuro, não inviabilize os sindicatos”.

Fonte: CUT-RS