Notícia

Ampliar fonte

Segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Evento no YouTube arrecadou recursos para a Casa Madre Ana e contou com show de Renato Borghetti Trio e Coral da ADUFRGS

Nesta quinta-feira, 15 de outubro, a ADUFRGS-Sindical promoveu uma live musical e solidária em homenagem ao Dia do Professor. O evento virtual ocorreu pelo canal do Sindicato no YouTube, com show de Renato Borghetti Trio e abertura do Coral da ADUFRGS.

A live foi organizada pelo vice-presidente, Darci Campani; pelo segundo Secretário e diretor Social e Cultural, Søndre Schneck; e pela diretora de Comunicação do Sindicato, Sônia Mara Ogiba. “No momento em que se debate a importância do ensino, dos professores e toda a adaptação que estamos fazendo para o ensino à distância, nos ressentimos de não poder fazer o evento presencial. Mas foi um belo momento cultural, o início de mais um projeto da ADUFRGS de incentivo à cultura e do contato dos nossos sócios com uma área tão importante e tão abalada pela COVID-19”, destaca Campani.

“A cultura sempre foi um instrumento de luta e resistência e merece ser valorizada. Arte e vida andam juntas, e a música, sabemos, possui a força de intensificar nosso cotidiano. Queríamos proporcionar para os associados e associadas algo que os homenageasse, mas também representasse uma expressão da nossa identidade, como gaúchos e brasileiros. Creio que cumprimos com o objetivo, as apresentações foram emocionantes”, afirma Sônia.

O presidente do Sindicato, Lúcio Vieira, iniciou a live lembrando os milhares de mortos pela pandemia da COVID-19 e rendendo homenagens aos professores e aos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento da pandemia. “Hoje é dia de lembrarmos daqueles homens e mulheres que em cada uma das nossas universidades e institutos federais têm se dedicado a fazer pesquisa e na busca de soluções para essa pandemia, na produção de equipamentos e de suporte à vida, tão cara para nós. Hoje também é dia de lembrarmos daqueles homens e mulheres que têm dedicado cada minuto, cada instante do seu dia para produzir material de apoio para ajudar no aprendizado dos nossos alunos.”

As apresentações iniciaram com o Coral da ADUFRGS, que cantou a música “Brincar de Viver”, composta por Guilherme Arantes e eternizada na voz de Maria Bethânia, emocionando aos professores que assistiam à live. 

 

Renato Borghetti Trio continuou emocionando e alegrando a todos na confraternização, com alguns de seus maiores sucessos como gaiteiro, entre eles “Merceditas”, “Barra do Ribeiro”, “Laçador” e “Sétima do Pontal”. Borghetti foi acompanhado pelo filho Pedro no bumbo leguero e Neuro Junior no violão de sete cordas.

O músico também apresentou vídeos de associados, de ex-presidentes e ex-presidentas da ADUFRGS e do presidente da CUT, entre uma música e outra, feitos para homenagear aos professores. Assista à live completa no canal da ADUFRGS no YouTube.

Ação Social

Além de homenagear aos professores, o evento teve como objetivo arrecadar doações para a Casa Madre Ana, projeto ligado à Santa Casa de Misericórdia, que apoia adultos e crianças do interior do Rio Grande do Sul e de outros estados que precisam se deslocar para a capital para tratamento de doenças graves. Os associados e associadas foram convidados a doar qualquer quantia à Casa Madre Ana em troca da atividade cultural. 

Aqueles que não puderam participar da live, mas têm interesse em colaborar com o projeto, ainda poderão fazer suas doações com depósito bancário nas seguintes contas:

Banco Itaú – 341
Agência: 5906
Conta: 17293-6
CNPJ: 92.815.000/0001-68

Banco Banrisul 041
Agência: 0062 para depósito
Conta Corrente: 06061790-60
CNPJ: 92.815.000/0001-68