Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 03 de setembro de 2020

Nesta edição, ADUFRGS começa a debater participação do sindicato no Encontro Nacional do PROIFES

O “Conversas ADUFRGS” da próxima semana vai debater o tema “Os desafios do presente para o Brasil”. A live será realizada na quarta-feira, 9 de setembro, às 10h, no canal da ADUFRGS no YouTube, e inaugura os debates do sindicato para o Encontro Nacional do PROIFES-Federação, marcado para acontecer de 4 a 7 de novembro de forma virtual.

Para falar sobre o tema, a ADUFRGS convidou Rosa Chieza (Economia/UFRGS) e Wellington Duarte (economista e presidente do ADURN Sindicato). A mediação será feita pelo vice-presidente da ADUFRGS, Darci Campani.

Campani explica que a ADUFRGS começa a debater a sua participação e dos associados no Encontro Nacional “para renovar as teses e a convicção sobre a necessidade de continuar lutando por uma universidade pública forte, de qualidade e gratuita”. 

Este debate inicial, aponta, “começa, exatamente, por analisar a conjuntura econômica do nosso país, principalmente, porque nós temos muitos dados que são constantemente repercutidos pela nossa imprensa e que nos enganam”, disse, dando como exemplo a questão da tributação. “A tributação no Brasil não é das mais altas do mundo; ela é baixa e concentrada em quem menos pode pagar e desconcentrada em quem mais poderia”, afirmou. “Este tema neste momento de abertura dos debates que vão nos levar a mais um Encontro Nacional, é muito importante para começarmos com uma base sólida, segura, conhecendo um pouquinho mais da realidade econômica do nosso país. Convidamos nossos associados para participar e ajudar a construir a ADUFRGS e o PROIFES mais fortes, o que significa uma universidade pública mais forte também”. 

Outros temas da edição deste ano do Encontro Nacional do PROIFES também serão debatidos no Conversas ADUFRGS nos dias 16 e 23 de setembro.

Matérias relacionadas sobre: Conversas ADUFRGS