Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 04 de agosto de 2020

Debate será transmitido pelo Canal da ADUFRGS no Youtube

O “Conversas ADUFRGS” desta semana vai debater o tema “Política, comunicação e pandemia”. A live será realizada nesta quarta-feira, 5 de agosto, às 10 horas, e transmitida pelo canal da ADUFRGS no YouTube.

Para falar sobre o tema, a ADUFRGS-Sindical convidou os professores Cleber Matos de Moraes (UFPB), Luiz Artur Ferraretto (UFRGS) e a professora Maria Helena Weber (UFRGS). A mediação será do presidente do Sindicato, Lúcio Vieira. 
Para o presidente da ADUFRGS, a comunicação ganha relevância especial neste momento de pandemia, pois “há uma oferta muito grande de recursos de comunicação, de mídias e do uso da internet, o que tem gerado acima de tudo uma quantidade gigantesca de dados e nem sempre essas informações merecem credibilidade”. 

Por isso, o Conversas ADUFRGS desta semana tem como objetivo de aprofundar o debate sobre o quanto as informações que hoje chegam fundamentalmente por mídia eletrônica merecem credibilidade. “Como podemos usar essas fontes de informação para orientar nossas ações e como elas podem nos ajudar de forma relevante? Esse é o nosso desafio”, questiona Lúcio Vieira. 

Conheça os debatedores

Cleber Matos de Morais é professor assistente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) -  Campus João Pessoa, no Departamento de Mídias Digitais. É mestre em Comunicação e doutorando em Computação. Trabalha com multimídia e comunidade em mídias digitais.

Luiz Artur Ferraretto é doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, mesma instituição onde atua como professor no curso de Jornalismo e no Programa de Pós-graduação em Comunicação. É, também, coordenador do Núcleo de Estudos de Rádio, grupo de pesquisa certificado pela UFRGS junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e autor dos livros Rádio – O veículo, a história e a técnica, Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40), Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20 e Rádio – Teoria e prática. Com Elisa Kopplin Ferraretto, escreveu Técnica de redação radiofônica e Assessoria de imprensa – Teoria e prática e, com Fernando Morgado, Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise e Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de Covid-19.

Maria Helena Weber é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, pesquisadora bolsista do CNPq, coordenadora do NUCOP - Núcleo de Comunicação Pública e Política e do OBCOMP - Observatório de Comunicação Pública.  Na UFRGS fez Graduação em Comunicação e mestrado em Sociologia. É, também, doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autora especialmente de Comunicação e Espetáculos da Política e co-autora de Comunicação Pública e Políticacom Marja Coelho e Carlos Locatelli.

Matérias relacionadas sobre: Conversas ADUFRGS