Notícia

Ampliar fonte

Sexta-feira, 29 de maio de 2020

Atividade reúne cientistas políticos da UFRGS

A ADUFRGS-Sindical e o ILEA (Instituto Latino-americano de Estudos Avançados da UFRGS) promovem na próxima quarta-feira, 3 de junho, às 10h, a Aula Pública Populismo em tempos de pandemia com os cientistas políticos da UFRGS, André Marenco e Paulo Peres.O mediador da aula será o Diretor de Assuntos de Aposentadoria da ADUFRGS e Diretor do ILEA, José Vicente Tavares dos Santos. 

Tavares, acentua que “falar em populismo neste momento de pandemia, é mostrar as ameaças à democracia no Brasil. Há uma negação das instituições do Estado democrático, um apelo armamentista, anti ciência e anti universidade pública, e no limite, há uma negação do jogo político democrático”.  

Perfil dos convidados

André Marenco

Professor Titular do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Ciência Política pela UFRGS. Comendador da Ordem do Mérito Aeronáutico, Membro do Grupo de Pesquisa/CNPq Instituições Políticas Comparadas, foi Coordenador de Área Ciência Política e Relações Internacionais/CAPES (2011-2018) e membro titular do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, CTC-ES/CAPES (2011-2018). Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (2004-2008). Foi membro do Conselho Universitário da UFRGS (2012-2014). Possui trabalhos sobre instituições políticas comparadas, reforma política, burocracia e políticas públicas .  

Paulo Peres

Professor adjunto do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS (2015-2017), e diretor da Associação Brasileira de Ciência Política, Regional Sul, no período 2017-2019. Foi professor na Universidade Federal de São Carlos (2004/2005) e na Universidade Federal de São Paulo (2006-2010).Pesquisa os seguintes temas: instituições políticas brasileiras, partidos e sistemas partidários, teoria democrática e história, epistemologia e metodologia da Ciência Política.