Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 26 de maio de 2020

ADUFRGS é uma das primeiras entidades a abrir conta no novo modelo

A CUT-RS lança nesta quarta-feira, (27), às 9h, a Cresol Metropolitana. O objetivo é oferecer serviços de cooperativismo de crédito a trabalhadores e entidades sindicais. A ADUFRGS participa do lançamento virtualmente como uma das primeiras entidades sindicais a abrir uma conta neste novo modelo. O ato será transmitido ao vivo pela Rede Soberania no Facebook.

O ex-presidente e atual secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo, explica que “a Cresol é uma instituição nacional, organizada em forma de sistema confederativo e vinculada a políticas de entidades de crédito sob o rigor das regras do Banco Central. O cooperativismo de crédito, da mesma forma que outros setores do cooperativismo, busca facilitar a vida econômica de quem se associa ou integra a cooperativa.”

A CUT-RS buscou uma aproximação com a Cresol para debater o processo de financiamento das entidades sindicais, seguindo uma das resoluções aprovadas no 15º Congresso Estadual da CUT-RS. A proposta foi apresentada e defendida pelos delegados Jairo Bolter, Diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS-Sindical, e Rui Valença, da FETRAF-RS.

Desde então, a ADUFRGS tem conversado com a CUT e a própria Cresol para fazer chegar os beneficios do cooperativismo de crédito aos docentes associados das instituições da base do sindicato (UFRGS, UFCSPA, IFRS e IFSul).

A primeira iniciativa do sindicato foi abrir uma conta na Cresol, já no modelo da Cresol Metropolitana, para receber doações em dinheiro e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. 

O tesoureiro da ADUFRGS, Eduardo Rolim, destaca que o sindicato “está começando uma discussão sobre educação financeira para estimular os professores a pensar em formas alternativas de guardar o seu dinheiro”. O diretor lembra que, este ano, os docentes tiveram uma redução salarial considerável em razão da Reforma da Previdência e da Instrução Normativa nº 28. “É necessário que os professores sejam capazes de se protegerem financeiramente, gerindo melhor suas finanças, com redução de custos e recebendo benefícios que as cooperativas oferecem, como a distribuição das sobras de caixa”

Na quarta-feira, 27, às 10h, a ADUFRGS promove uma Aula Pública, para debater justamente este tema – Educação Financeira em tempo de pandemia: Sistema Financeiro e Cooperativismo de Créditocom André Moreira Cunha (Professor na Economia e Relações Internacionais da UFRGS) e Vitor Kochhann Reisdorfer (Professor no Curso de Gestão de Cooperativas da UFSM) e mediação de Eduardo Rolim (Tesoureiro da ADUFRGS e Diretor de Assuntos Jurídicos do PROIFES-Federação).

A Cresol

A Cresol é uma cooperativa de crédito que surgiu no início dos anos 90, no processo de redemocratização do Brasil, com a missão degarantir acesso a empréstimos financeiros com juros subsidiados para trabalhadores da agricultura familiar.

“A ideia era a de criar um sistema para circular o dinheiro e financiar a pequena produção rural, uma vez que nas pequenas propiedades agrícolas e em assentamentos da reforma agraria não havia parceiros que pudessem estimular o trabalhador do campo a fazer investimentos para ampliar a rentabilidade de suas plantações e criação de animais”, explica Claudir Nespolo.

Com o tempo, a cooperativa se expandiu e hoje, quase 30 anos depois, a Cresol possui mais de 500 mil famílias cooperadas em dez estados brasileiros e atende, também, grandes cidades brasileiras, fornecendo crédito para micro e pequenos empreendedores.