Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 09 de abril de 2020

Cerca de 1,5 tonelada foi distribuída para comunidades de Arroio dos Ratos, Viamão e Ilha das Flores

Professores do Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia da UFRGS doaram 1,5 tonelada de bergamotas a projetos sociais esta semana, para colaborar com a alimentação das pessoas vulneráveis neste período de isolamento social. 

A primeira remessa foi entregue nesta quarta-feira, 8 de abril, no Centro de Referência de Assistência Social Santa Bárbara de Arroio dos Ratos, onde fica a Estação Experimental Agronômica da UFRGS (EEA), e no Projeto Tia Lolo, que trabalha com crianças carentes em Viamão. Na manhã desta quinta-feira, o diretor da EAA, Rafael Dionello, fez a entrega de uma nova remessa na Escola Oscar Schmitt, da Ilha das Flores.

O professor do Departamento Gilmar Arduino Marodin, que teve a ideia de fazer as doações, explica que as bergamotas fazem parte de um projeto de horticultura coordenado pelo professor Sérgio Schwarz, que também participou da colheita ao lado do vice-diretor da Faculdade, Paulo Vitor de Souza, entre outros professores. A área tem 200 hectares e diversas árvores frutíferas, como pessegueiros, laranjeiras e parreiras de uvas.  

“É uma bergamota precoce, de origem japonesa, que estava pronta para consumo e que ia se perder se não fosse colhida”, contou Marodin. “Pensei que neste momento seria uma boa ação doá-las para ajudar quem precisa. Estamos com poucos servidores na Estação, mas não estamos parados. Mesmo sob ataques, a universidade continua trabalhando e mostrando o que pode fazer pela sociedade”, enfatizou. 

O professor explica que vários alunos se interessaram em ajudar na ação, mas que por questão de segurança, apenas os professores se envolveram. “Achamos melhor ficar com um grupo pequeno, tomamos todos os cuidados, cada um se deslocou com o seu carro, usamos luvas e máscaras de proteção”, explica, destacando que a ação deve se repetir na semana que vem com doações para outras instituições e projetos sociais que ainda serão escolhidos.