Notícia

Ampliar fonte

Terça-feira, 31 de março de 2020

Neste mês de março, a ADUFRGS-Sindical homenageou as Mulheres em uma programação com atividades na sede da Barão do Amazonas e ações integradas a CUT.

No 9 de março, o Sindicato esteve representado pela diretora de comunicação, Sônia Mara Ogiba, na Marcha das Mulheres, organizada pelos movimentos sociais e sindical, no centro de Porto Alegre, e ao longo de todo este mês de março,em suas redes sociais, homenageou mulheres que entraram pra história por suas contribuições nas áreas da ciência, das artes, da política, da literatura.

Promoveu uma semana de programação dedicada ao Dia Internacional da Mulher, na sede. A exposição Natureza Feminina, inaugurada no dia 12, mostrou obras da professora aposentada Silvia Generali, da Escola de Administração da UFRGS. No 11, foi lançada a Rede de Mulheres da ADUFRGS-Sindical, criada com a finalidade de promover debates sobre questões que atingem as mulheres em seu cotidiano de trabalho e social, e propor ações que promovam a equidade de gênero e o combate à violência em todas as suas formas.

Dentro das atividades do “Conversas na ADUFRGS”, foram promovidos dois encontros, ambos no auditório do Sindicato. O evento “Precisamos falar sobre mulheres na Ciência, realizado no dia 10, reuniu as professoras Fabiana de Oliveira, fonoaudióloga da UFCSPA, Fernanda Souza de Bairros, epidemiologista da Saúde Coletiva da UFRGS, e Liliane Madruga Prestes, de Licenciaturas e Ciências da Natureza e Técnicodo IFRS. O segundo evento, “Precisamos falar sobre mulheres nas Artes e na Literatura, aconteceu no dia 12, com a participação das professoras do IA da UFRGS Maristela Salvatori, das Artes Visuais, Daniela Kern e Joana Bosak de Figueiredo, ambas da História da Arte. 

As atividades foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis, na íntegra, no canal da ADUFRGS no YouTube. Aqui, você pode assistir fragmentos destacados das palestras.

Assista aos destaques da mesa Mulheres na Ciência:

Assista aos destaques da mesa Mulheres nas Artes e na Literatura: