Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 25 de março de 2020

Docentes poderão comprar e receber produtos sem sair de casa

A ADUFRGS assinou nesta quarta-feira, 25, um termo de parceria para garantir que os docentes associados do sindicato tenham acesso a alimentos saudáveis sem sair de casa. 

O termo foi assinado entre a ADUFRGS, a RedeCoop e a Cooperativa GiraSol. A RedeCoop é uma rede que reúne cooperativas da agricultura familiar do Rio Grande do Sul e a GiraSol, que faz parte da RedeCoop, trabalha com compras programadas pela internet e abriu no mês passado um espaço físico para ampliar a venda de produtos de agricultores familiares e outras cooperativas do estado.

"Com essa parceria, o associado da ADUFRGS vai comprar pela internet, receber alimentos da agricultura familiar sem precisar sair de casa e ainda vai contribuir com a manutenção da renda dos agricultores", explica Jairo Bolter, diretor de Relações Sindicais da ADUFRGS. Segundo Jairo, com a pandemia do coronavírus, os principais mercados dos agricultores (merenda escolar e feiras livres) estão paralisados. "Já vínhamos trabalhando para aproximar a ADUFRGS de outras organizações de trabalhadores. Com a pandemia, decidimos agilizar essa aproximação porque acreditamos que a construção de redes entre os trabalhadores é fundamental. Essa nova parceria beneficia nossos associados e também os agricultores e as agricultoras familiares", disse. 

Como vai funcionar a parceria

A ADUFRGS vai ser responsável pela divulgação da parceria e a mediação do contato da GiraSol com os associados, o que deve se estender para além do período de pandemia. "A ideia é firmar essa relação do associado da ADUFRGS com a GiraSol. Os docentes podem ser um novo e potente grupo de consumidores de produtos orgânicos, agroecológicos e da agricultura familiar", explicou Jairo.


À GiraSol e à RedeCoop caberão organizar os agricultores para maximizar a produção de alimentos saudáveis, manter atualizada a lista dos produtos no site da GiraSol, organizar as cestas de produtos, receber os pedidos on line e entregar os produtos nas casas dos consumidores.

Matérias relacionadas sobre: Saúde