Notícia

Ampliar fonte

Quinta-feira, 05 de março de 2020

Evento reúne três professoras de três instituições da base

A ADUFRGS-Sindical promove no próximo dia 10 de março (terça-feira), às 14h, o evento Precisamos falar sobre Mulheres na Ciência. A atividade faz parte do mês da Mulher na ADUFRGS e vai reunir professoras de três instituições da base da ADUFRGS. Fabiana de Oliveira (Fonoaudiologia /UFCSPA), Fernanda Souza de Bairros (Epidemiologista da Saúde da Família/ UFRGS), Liliane Madruga Prestes (Licenciaturas e Ciências da Natureza e Técnico/ IFRS) vão compor a mesa de diálogo, na qual cada uma vai falar sobre sua experiência.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Perfil das professoras

Fabiana de Oliveira (Fonoaudiologia UFCSPA)
Graduada em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (1995) é especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde pela FIOCRUZ (2006), mestre (2002) e doutora ( 2011) pelo Instituto de Letras na área de Estudos da Linguagem pela UFRGS. Atuou como Fonoaudióloga concursada da Prefeitura Municipal de Triunfo-RS (de 1996 a junho de 2011). Foi professora do curso de fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista IPA (2003 - 2013) e no curso de especialização em Saúde coletiva da mesma instituição. Atualmente é professora do departamento de Fonoaudiologia e coordenadora do curso de Fonoaudiologia da UFCSPA. Atua nas áreas de Saúde Coletiva, Fonoaudiologia Educacional, Distúrbios da Linguagem/Gagueira e Linguística da Enunciação.

Fernanda de Bairros
Graduada em Nutrição (2004) e Mestre em Saúde Coletiva (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Epidemiologia pela UFRGS, com Doutorado Sanduíche na Agència de Salut Pública de Barcelona, Espanha (2013). Realizou Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (2016). É professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS, no Curso de Bacharelado, Residência Multiprofissional e no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Atua como pesquisadora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui experiência nas áreas de Nutrição, Saúde Coletiva e Epidemiologia. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão, principalmente, nos seguintes temas: iniquidades raciais e de gênero em saúde e segurança alimentar e nutricional. Membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) de 2017 a 2019. Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros (as) - Gestão 2017-2019.

Liliane Madruga Prestes
Graduada em Pedagogia e habilitação em Anos Iniciais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1996) com formação complementar (capacitação) em Educação Infantil (1998) pela mesma Universidade, Especialização em Psicopedagogia e Especialização em Supervisão Escolar pela UFRJ e Especialização em Anos Iniciais pela URI, Capacitação em Educação Especial e Língua Brasileira de Sinais pela Federal Nacional de Surdos (FENEIS), Mestrado em Educação nas Ciências pela UNIJUI e Doutorado em Educação pela UFRGS na linha de estudos de gênero. Possui experiência na Educação Básica e Ensino Superior, incluindo a área de gestão universitária tendo atuado como Pró-Reitora de Ensino da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul além de ter coordenado cursos e programas institucionais. Integrou a equipe de coordenação pedagógica da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua como docente no IFRS - Campus Porto Alegre nos cursos de licenciatura (Pedagogia e Ciências da Natureza, Biologia e Química) e técnicos, além de integrar o corpo docente do Mestrado em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. Desde o ano de 2016, coordena no campus o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade - NEPGS e o Programa de Extensão desenvolvido em parceria com o coletivo Transenem, nos quais desenvolve projetos de pesquisa e extensão contando com o apoio institucional.

Matérias relacionadas sobre: Semana da Mulher