Notícia

Ampliar fonte

Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020

Atividade faz parte da campanha em defesa da Ciência e Educação: Precisamos falar sobre Ciência

Na quarta-feira, 12 de fevereiro, a ADUFRGS-Sindical, reúne três pesquisadores de áreas distintas – Maria Luiza Saraiva Pereira (Bioquímica), Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (Engenheiro Civil) e o 2º Secretário e Diretor Social e Cultural, Søndre Schneck (Enfermagem) – para debater O impacto das ciências na sociedade.

Conheça melhor os pesquisadores:

A mediação vai ser do 2º Secretário e Diretor Social e Cultural, Søndre Schneck, que vai trazer o caso do coronavírus para dialogar com os expositores como exemplo. 

Søndre é professor no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem da UFRGS, com experiência na área de Assistência a Gestação, ao Parto e Nascimento e Pós-Parto com ênfase em modelos de assistência que promovem o parto fisiológico com participação de parteiras com formação por entrada direta e enfermeiras obstétricas segundo os referenciais clínicos, culturais e sociais. Søndre atua na formação de profissionais para atenção a gestação, parto e pós-parto e em projetos de pesquisa na área, é membro do GT de Gênero da Abrasco e do Comitê Permanente de Educação da Confederação Internacional de Parteiras ICM.

A pesquisadora Maria Luiza Saraiva Pereira (UFRGS) vai falar sobre o campo das ciências básicas na interface da genética e bioquímica. Ela é professora titular do departamento de bioquímica do ICBS/UFRGS. Ela atua nas áreas de bioquímica, biologia celular e molecular e genética molecular, com projetos de pesquisa abordando doenças hereditárias, análise molecular de variantes genômicas, identificação genética e fatores epigenéticos, com ênfase em neurogenética. 

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho é Engenheiro Civil (UFRGS), professor titular da universidade, diretor da Escola de Engenharia, Diretor do CEPED/RS e líder dos Grupos de Pesquisa LEME (Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais) e GRID (Gestão de Riscos em Desastres). 

Tem experiência nas áreas de materiais e estruturas de engenharia civil, com ênfase em durabilidade e vida útil de estruturas, patologia das construções, concretos especiais, materiais compósitos avançados de engenharia, reforço e reparo estrutural, análise, teste e modelagem de sistemas estruturais, ensaios não destrutivos, efeitos de altas temperaturas em estruturas, segurança contra incêndio e pânico, perícias e desempenho e avaliação de sistemas construtivos. Além disso, atua na área de Prevenção de Desastres e Mapeamento de Riscos e Vulnerabilidades.